Sesporte realiza abertura oficial da Copa e Feira da Reforma Agrária

20 de março de 2024 - 14:24 # # #

Em clima festivo, o Governo do Ceará, através da Secretária de Esporte (Sesporte), com a execução da Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores /as Rurais Sem Terra (MST), realizaram a abertura oficial da Copa e Feira da Reforma Agrária, no domingo (17), no Estádio Municipal Juvenal Melo, em Crateús – CE.

Para o coordenador de Desenvolvimento do Esporte da Sesporte, Roberto Cesar, o evento fomenta a inclusão social. “Esse é o terceiro evento desta natureza que ocorre desde 2019, numa parceira da Sesporte com o MST, e vem nesse sentido de usar o esporte como ferramenta de cidadania, de inclusão social. É o resultado de uma demanda do MST para envolver a juventude, os acampados e assentados, com o esporte para através dele promover a transformação social na sociedade”.

O evento tem como objetivo proporcionar as comunidades de assentamentos de todo estado, a oportunidade de vivenciarem a paz, amizade e o bom relacionamento através de competições esportivas na modalidade mais popular do Brasil, o futebol. Neste ano a competição conta com a participação de aproximadamente 3.500 atletas, e abrange mais de 40 municípios, contemplando as cinco regiões do Estado do Ceará. Esse ano, além dos jogos, também acontece a Feira da Reforma Agrária, com produtos vindos dos assentamentos e acampamentos.

A atividade começou com uma mística destacando o esporte como ferramenta de luta política e também o apoio do MST ao povo Palestino. Em seguida, ocorreu o ato político de abertura, que contou com a presença do deputado estadual, Missias do MST; do Secretário Executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, representado o Governador do estado, Elmano de Freitas. Também participaram o Superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do estado, Erivando Santos, além de militantes, dirigentes, representantes das 150 equipes que compõe a copa, amigos do MST, famílias assentadas, acampadas e a população de Crateús e região.

Na ocasião, também ocorreu a entrega dos uniformes, bolas, redes, bonés e banners com a identidade visual da Copa e da Feira da Reforma Agrária para todas as equipes que participam da Copa. Além disso, foram realizados dois jogos: um masculino e um feminino, valendo na competição e um jogo entre MST e os amigos do Movimento.

Foto: Aline Oliveira.