Finalizado em 2014 e entregue oficialmente em julho de 2018, o Centro de Formação Olímpica e Paralímpica (CFOP) está localizado ao lado da Arena Castelão, na Avenida Alberto Craveiro. O equipamento faz parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil.

 

A construção tem uma área total de 85.922,12m², abrigando 26 modalidades olímpicas e paralímpicas. Em sua estrutura, comporta o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil, sendo de multiuso com capacidade de público para até 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil espectadores (modo evento), bem como camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões.

 

Além disso, em sua estrutura possui ainda piscinas (olímpicas e de salto ornamental), campo de futebol, pistas de atletismo, BMX “bicicross” e skate, espaço com toda a aparelhagem para a ginástica olímpica, pista metálica de esgrima, áreas para lutas (boxe, luta olímpica, judô e etc.), quadras de vôlei de praia, tênis de saibro e de mesa. O Centro conta também com hotel, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas e heliponto para duas aeronaves.

 

Modalidades esportivas do CFOP:

 

 

Em síntese, o CFOP conta com três eixos desportivos de suma importância:

 

Desporto educacional: tem o propósito de despertar e estimular os estudantes para a prática esportiva;

Desporto participativo: voltado para que a comunidade faça do equipamento uma área de lazer de qualidade e saudável;

Desporto de alto-rendimento: direcionado para os atletas e para a prática de esporte competitivo.

 

O complexo esportivo surgiu da intenção do Governo do Ceará de transformar o estado em um verdadeiro celeiro de atletas para o país. Com isso, através do esporte, proporcionar oportunidades e desenvolvimento social a atletas e para a população cearense.