Mais de 10 mil pessoas participam do encontro carros antigos do Ceará na Arena Castelão

22 de junho de 2026 - 14:59 # # # # #

A Arena Castelão recebeu, neste domingo (21), o encontro de carros antigos do Ceará “Copa dos Clássicos”, que contou com a participação de 14 mil pessoas, maior recorde de público do evento de antigomobilismo no Norte e Nordeste.

O evento contou com 880 carros, entre carros, ônibus, caminhões, motos (vespas, lambretas, mobylettes). Também contou com banda de época, exposição e vendas de miniaturas, espaço para troca de figurinhas da copa e muito mais atrações. O destaque foi para dois Chevrolet Bel Air, anos 50.

De acordo com o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, a Arena Castelão é a casa de grandes eventos. “É uma alegria ver a nossa Arena Castelão pulsando com tanta história e paixão. Receber a ‘Copa dos Clássicos’ e batermos o recorde de 14 mil pessoas, a maior marca de um evento de antigomobilismo em todo o Norte e Nordeste, confirma que o Castelão é, de fato, a casa de todos os grandes eventos. Para a Secretaria do Esporte apoiar o encontro é valorizar a cultura, o lazer e a memória do nosso Estado”, afirmou.

Para o presidente do Museu do Automóvel, Dilson Pessoa, a Secretaria do Esporte impulsionou o sucesso do evento. “O antigomobilismo é uma missão difícil, mas prazerosa, trata-se de preservar a memória sobre rodas. Prestamos essa homenagem, entrega da placa, assinada pelo Clube dos Automóveis Antigos, agradecimento de toda a nossa categoria à Sesporte. A gestão do secretário Rogério Pinheiro, entendeu a importância do nosso trabalho e foi parceira essencial na realização da Copa dos Clássicos. Esse apoio foi fundamental, pois a Sesporte compreende que, quando preservamos esses veículos, estamos preservando também a identidade cultural e a história do Ceará”, ressaltou.

A estudante Paolla Secundo, falou da sua experiência em conhecer os veículos antigos. “A minha experiência na convenção de carros raros e antigos na Arena Castelão foi surpreendente. O que mais me impressionou foi ver de perto veículos tão clássicos e notar o estado impecável de conservação de cada um deles. Como são modelos que não são da minha época, eu só conhecia a maioria por fotos ou filmes. Estar ali do lado deles e ver a riqueza de detalhes me deu uma perspectiva totalmente nova. Foi uma verdadeira viagem no tempo. Achei incrível como o evento conseguiu resgatar essa nostalgia e mostrar a evolução do design e da mecânica para as gerações mais novas. Saí de lá fascinada pelo cuidado dos colecionadores e pela grandiosidade da exposição”, disse.

“Hoje tive a alegria de levar minha filha recém-nascida para o encontro de carros antigos na Arena Castelão. Mais do que admirar veículos que marcaram épocas, foi um momento especial de compartilhar uma paixão que faz parte da minha história. Ver gerações se encontrando em um mesmo ambiente nos lembra da importância de preservar memórias, tradições e valores. Mesmo tão pequena, ela já começou a fazer parte de momentos que certamente ficarão guardados em nossas lembranças. Afinal, os carros antigos contam histórias, e hoje começamos a escrever mais um capítulo da nossa família”, disse o representante Comercial, Ariel Yuri Carvalho.

As famílias cearenses ocuparam a Arena Castelão e prestigiaram o trabalho de preservação dos automóveis, como prova de que esporte e cultura caminham de mãos dadas.