I Copa Quilombola de Futebol do Ceará define os campeões da etapa estadual

29 de outubro de 2024 - 15:47 # #

A I Copa Quilombola de Futebol tem como objetivo promover a integração das comunidades quilombolas, através do intercâmbio cultural das comunidades quilombolas, incentivando a prática esportiva como forma de promoção da saúde física e mental, proporcionado às comunidades quilombolas, a compreensão da importância da união, e do conhecimento como ferramenta de socialização, e emponderamento dos quilombos em todas as esferas.

Foram definidos, no sábado (26), os campeões da etapa estadual, as rodadas foram disputadas no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira, no município de Caucaia, onde aconteceram as premiações.

O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e valorização da cultura quilombola. “A Copa Quilombola é um evento que vai além do esporte, promovendo a valorização da cultura quilombola e o fortalecimento da identidade dessas comunidades”.

Quem levantou a taça, em primeiro lugar no naipe feminino, foi à comunidade Quilombola Conceição Caetano do município de Tururu, no naipe masculino o campeão foi à comunidade Quilombola Sítio Arruda, do município de Araripe.

Em segundo lugar quem levou o título no naipe feminino e masculino foi a comunidade Quilombo do Batoque do município de Pacujá.

Os representantes do Ceará irão participar da I Copa Nacional de Futebol Quilombola, que será realizada pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A I Copa Estadual Quilombola de Futebol do Ceará foi uma realização do Governo do Ceará, por meio das secretarias do Esporte (Sesporte) e da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Liga Desportiva de Pindoretama (Lidep).

Fase Nacional

A Copa Nacional Quilombola de Futebol é uma iniciativa inédita, cujo objetivo é promover a visibilidade das comunidades quilombolas no Brasil, destacando o papel do esporte como catalisador de mudanças sociais. A competição, conta com equipes femininas e masculinas de 17 estados, totalizando aproximadamente 800 atletas.

De acordo com o calendário do campeonato, em novembro, acontecem as triangulares da fase nacional, com estreia marcada para o dia 8 de novembro, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). Em dezembro, ocorrerão as disputas de grupos, semifinais e finais.

A Copa Nacional Quilombola está sendo promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a organização Uma Gota no Oceano.