Sesporte participa da 1ª edição do Festival Agosto da Juventude e recebe homenagem com projeto esportivo

13 de agosto de 2024 - 14:52 # # #

A Secretaria do Esporte (Sesporte) participou da primeira edição do Festival Agosto da Juventude que aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, nos dias 8, 9 e 10 de agosto.

“Foi um momento em que todas as secretarias participaram desse grande momento, a juventude transcende as secretarias do Estado”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

O Festival Agosto da Juventude contou com onze espaços que mobilizou a juventude. Durante os três dias, jovens de todas as regiões do Ceará tiveram a oportunidade de participar de shows, apresentações, debates, oficinas, exposições e ações socioculturais, com uma programação diversificada e repleta de atividades para o público interessado em cultura, arte e muito aprendizado.

No painel “ObserceCE” que tratou do protagonismo estudantil, o Projeto Esporte em 3 Tempos, foi representado pela professora Dayane Siqueira Magalhães, do município de Santa Quitéria, que foi homenageada com o projeto “Transformando Vidas Através do Esporte”, em que ela desenvolve na EEMTI João de Mesquita Braga, distrito de Trapía.

“O Projeto iniciou devagar, mas com os resultados alcançados a escola acreditou e existe um apoio total. As atividades são organizadas para não atrapalhar o rendimento escolar dos alunos e sim para contribua, não apenas no aprendizado, mas também fora na questão social de formar o cidadão. A escola vem apoiando estamos aguardando algumas premiações para poder ampliar, eu acredito que o apoio da escola é essencial para existência e para obter o resultado”, enfatizou a idealizadora do projeto Dayane Siqueira.

Transformando Vidas Através do Esporte

O projeto tem como objetivo promover a difusão do esporte nas comunidades da zona rural do Município de Santa Quitéria-Ce. O projeto beneficia o distrito de Trapía e Região, garantindo à democratização e o acesso às práticas esportivas e de lazer, aliadas à formação da cidadania, a equidade de gênero, a solidariedade, a qualidade de vida, desenvolvimento psicomotor e estímulo à convivência social, contribuindo para saúde mental e para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes.

A comunidade do Trapía vem sendo destaque no esporte em nível municipal, regional e estadual, através de um trabalho desenvolvido para as práticas esportivas, onde vem dando bastante resultados positivos em vários âmbitos, na qualidade de vida e também relacionado as questões sociais, além de diversas premiações em eventos esportivos em diversas modalidades, transformando a vidas dessas crianças e adolescentes, através do esporte. O projeto atualmente beneficia mais de 150 crianças e adolescentes estudantes.