Sesporte promove palestra sobre autismo e recebeu visita de crianças da Adaptro

15 de abril de 2024 - 16:59

Nesta segunda-feira (15), os colaboradores da Secretaria do Esporte (Sesporte) participaram de palestra que abordou o tema autismo, o mês é marcado pela campanha “Abril Azul” que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Foi um momento de explanação sobre o tema e sobre os critérios de diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para a palestrante e psicopedagoga, Michelle Arantes, o momento foi de aprendizado e troca. “A gente veio compreender três palavras fundamentais “Autismo, Transtorno e Espectro”, entendendo que cada autista é único. Foi um momento de grande aprendizado de uma troca muito importante e que vai deixar reflexões para tornar esse ambiente cada vez mais inclusivo para pessoas autistas”

Após a palestra, a Sesporte recebeu visita de vinte crianças da Clínica/Centro de Reabilitação Integrado (Adaptro), as crianças passaram nos setores da secretaria e continuaram a visita na Arena Castelão.

Para o visitante, Edson Oliveira, 12 anos, a visita foi muito legal. “Eu estou achando muito legal, por que a Arena Castelão é um estádio tão grande e essa é a minha primeira vez aqui, estou gostando, meu time é o Fortaleza”, disse.

“A gente está muito feliz por esse momento pelo Edson gostar muito de futebol, ele sempre me pedia para conhecer o Castelão, ele torce pelo time do Fortaleza e esse momento para ele está sendo muito especial”, disse Simone Oliveira, mãe de Edson Oliveira.

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.