Arena Castelão recebe placas de combate à LGBTfobia

4 de abril de 2024 - 19:10 # # # # #

Nesta quinta-feira (4), a Secretaria do Esporte (Sesporte) representada pelo secretário Executivo do Esporte, Igor Pinho e a secretária da Diversidade do Ceará (Sediv), Mitchelle Meira, uniram esforços para combater a LGBTfobia nos jogos esportivos realizados na Arena Castelão.

A Sediv entregou 90 placas que reforça a mensagem de que a LGBTfobia é crime (Lei 7716/89), para ser fixado no equipamento e promover a sinalização da Arena Castelão, destacando o respeito, a interação social e a diversidade para todos os cidadãos cearenses.

O secretário Executivo do Esporte, Igor Pinho, falou do apoio integral da Sesporte. “Essa ação conjunta resultou na instalação de 90 placas expondo sobre “É expressante proibida a prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero”, que a Sesporte apoia integralmente essa causa”.

A ação que a Sediv está realizando no esporte tem como objetivo esclarecer que o esporte é educativo e de inclusão, e informar  as pessoas que elas podem entrar no estádio e que serão protegidas no estádio contra a LGBTfobia. “LGBTfobia é crime a gente precisa conscientizar as pessoas e não pode ocorrer nenhum tipo de expressão homofobica e transfobica, aqui é lugar de diversão e não opressão”, afirmou secretária da Diversidade do Ceará (Sediv), Mitchelle Meira.

“É uma lei estadual que orienta que todos os estabelecimentos públicos e privados possam ter essa placa para divulgar. No castelão, ela está em medidas maiores para dar mais visibilidade ao equipamento, a secretaria de diversidade tem se empenhado em divulgar no interior do estado e na capital para que os estabelecimentos possam ter essa orientação”, afirmou o secretário Executivo da Diversidade, Narciso Júnior.

O momento ocorreu antes da final do Campeonato Cearense, ressaltando a importância de um ambiente integrado, na construção de um futuro mais inclusivo e respeitoso nos estádios de futebol.