Sesporte recebe visita do ministro do Esporte na Arena Castelão

3 de abril de 2024 - 19:37 # # # # # #

Nesta quarta-feira (3), o ministro do Esporte, André Fufuca, visitou o estado do Ceará e conheceu seus principais equipamentos esportivos. A comitiva do Governo Federal foi recepcionada pelo secretário do Esporte do Estado, Rogério Pinheiro.

A visita teve como objetivo apresentar os equipamentos esportivos e o potencial do estado para receber grandes competições esportivas, cogitando a possibilidade de sediar os Jogos dos Brics em 2025.

O ministro André Fufuca conheceu a Arena Castelão e falou do objetivo da visita. “A ideia, primeiramente, é vistoriar as ações e estruturas físicas que o Ministério do Esporte deixou para o país e que são bem tratadas no estado do Ceará. O estado hoje é uma referência no esporte de qualidade, estrutura esportiva de qualidade e, inclusive, com programas pioneiros aqui que são colocados em todo o Brasil, por meio de diálogos que estamos colocando para dar procedimentos às quadras de Beach Tênis em todo o Brasil, esse é um projeto do Ceará”, disse.

O ministro afirmou a possibilidade do Ceará sediar os jogos Brics 2025. “Nós temos interesse em fazer os jogos dos Brics aqui. O estado tem toda uma estrutura, sem contar com a questão logística, hoteleira e turística para receber esses atletas de todo o mundo e é interesse do Ministério que os jogos dos Brics que acontecem nos próximos anos aconteçam aqui no estado do Ceará”, reforçou André.

“Nossa expectativa para receber os jogos dos Brics é a melhor possível. Temos uma das melhores infraestruturas do país e da América Latina, contamos com a boa vontade do Governo Federal em trazer os jogos. Temos boas condições de trazer os jogos e uma expectativa muito boa de fazer o Brics no próximo ano”, salientou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

A visita seguiu no Centro de Formação Olímpica com a secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques, que passou em todas as modalidades esportivas desenvolvidas no equipamento. A secretária anunciou os projetos que serão desenvolvidos por meio do ministério do esporte. “Essa é a primeira parceria com os núcleos de formação de base, a partir desse momento queremos trazer não só parcerias como também eventos para o estado aproveitando o Centro de Formação Olímpica, a Arena Castelão que é padrão FIFA, realmente aproveitar o estado no Ceará como um todo pra trazer políticas públicas aplicadas no ministério do esporte e agente possa alinhar a nossa pauta juntamente com o estado e promover o esporte de alto rendimento”.

O momento foi finalizado com uma sessão solene da pedra fundamental, em Morada Nova, do Espaço Esportivo Comunitário.