Programa sobre gestão no esporte tem adesão de 25 federações cearenses

13 de março de 2024 - 11:25 # # # # # #

Lançado nesta terça-feira (12), no Centro de Formação Olímpica (CFO), o Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp) recebeu adesão de 25 federações cearenses. A ação é uma cooperação técnica entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) e o Instituto Dragão do Mar (IDM), e busca promover o desenvolvimento do esporte cearense, por meio de ações voltadas ao aprimoramento da gestão e da governança das organizações esportivas do estado.

O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, disse que o programa é um marco para o estado. “Hoje, é uma data extremamente importante para o esporte do nosso estado com o lançamento do Progesp. É um apoio às federações com espaço de coworking, onde elas poderão desenvolver as suas atividades coorporativas, com apoio de comunicação, assessoria de marketing e jurídica. É um importante passo na gestão e governança esportiva do nosso estado, tenho certeza que é um marco”, enfatizou Rogério.

Além do lançamento do programa, houve também a inauguração do Centro Integrado da Gestão do Esporte do Ceará (Cigesp), que funcionará no próprio CFO, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com um corpo técnico de 18 profissionais e estudantes da gestão do esporte, da comunicação e demais áreas de suporte.

O Cigesp está estruturado com estações individuais e coletivas de trabalho equipadas com 12 computadores de mesa, quatro notebooks, impressora multifuncional, acesso à internet e wifi, além de sala de reunião com recurso de projeção, estúdio de comunicação, recepção e banheiros.

O coordenador do Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense, Kleber Ribeiro, falou sobre as ações que as federações irão obter. “A partir da próxima semana, as 25 federações inscritas no Progesp terão acesso ao suporte de gestão, ações de formação, pesquisa aplicada ao desenvolvimento da gestão e ao final do ano teremos a premiação do esporte cearense, prêmio esporte Ceará”, disse.

O programa será desenvolvido em quatro ações estratégicas: oferta de formação profissional aos gestores do esporte do estado do Ceará; oferta de suporte às federações esportivas do estado do Ceará; pesquisa aplicada à gestão e premiação. Na próxima semana já inicia a primeira ação formativa com a temática “Fatores do desenvolvimento e acesso dos sistemas esportivos”, com a professora Larissa Gallati, da Univesidade de Campinas.

Veja as federações participantes:
Federação Cearense de Atletismo, Federação Cearense de Automobilismo, Federação Cearense de Bicicross, Federação Cearense de Ciclismo, Federação Cearense de Desportos Aquáticos, Federação Cearense de Esporte Eletrônico, Federação Cearense de Futebol de Salão, Federação Cearense de Futebol não Profissional, Federação Cearense de Ginásticas, Federação Cearense de Luta Greco Romana e Wrestling, Federação Cearense de Rugby, Federação Cearense Esportiva, Federação de Aéreos e Pole Sports do Ceará, Federação de Bobyboard do Ceará, Federação de Capoeira do Ceará, Federação de Desportos de Surdos do Ceará, Federação de Futebol 7 do Ceará, Federação de Karate-do Tradicional do Ceará, Federação de Levantamento de Peso do Ceará, Federação de Mesatenistas do Ceará, Federação de Surf do Estado do Ceará, Federação de Va’a e Parava’a do Ceará, Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará, Federação de Voleibol do Estado do Ceará e Federação Universitária Cearense de Esportes.