Projeto Esporte em 3 Tempos desenvolve aulas de hidroginástica no Rio Jaguaribe

25 de maio de 2023 - 15:22 # # #

Já pensou em fazer aula de hidroginástica dentro de um rio? E ainda mais, no Rio Jaguaribe, rio com maior curso de água do território cearense com 633 km de extensão? Pois bem, o projeto Esporte em 3 Tempos está realizando aulas de hidroginástica no Rio Jaguaribe, no município de Tabuleiro do Norte, na comunidade do Carnaubal.

“Eu estou muito feliz e surpreso pela aceitação da comunidade. Essa turma é inédita em nosso projeto, estamos desenvolvendo o esporte de acordo com os recursos encontrados e fomentando a prática esportiva”, ressaltou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

A comunidade do Carnaubal abraçou o projeto e conta atualmente com mais de 100 pessoas participando das aulas de hidroginástica, atividades de alongamento e funcional. “A comunidade de Carnaubal é uma turma muito especial e inovadora para o nosso projeto. Além de ser uma grande satisfação em atender a demanda local. Estamos felizes com essa oportunidade de proporcionar atividades físicas e esportivas às margens do Rio Jaguaribe, nesse lugar belíssimo do nosso Estado”, salientou o coordenador Geral do Projeto Esporte em 3 Tempos, Ailton Oliveira.

De acordo com o profissional de Educação Física, Lairton Lima, a comunidade ribeirinha vive dos projetos do rio na área da econômica, cultura e esportivo. Para ele as aulas de hidroginástica estão mudando a vida de pessoas. “Já estamos com um ano de projeto na comunidade ribeirinha do carnaubal, com aulas de hidroginástica, estamos desenvolvendo a modalidade dentro do projeto Esporte em 3 Tempos, uma política nova do governo do estado que está mudando a vida de pessoas”, afirmou Lima.

Para a aluna Juceline dos Santos, 43, o projeto proporcionou um ciclo de amizades. “Eu faço parte do grupo da hidroginástica desde o começo. No início, eram apenas cinco pessoas e hoje a nossa turma é bem grande. Eu moro no Carnaubal e não tinha muitas amizades. Frequentando as aulas, meu ciclo de amizade aumentou e hoje eu conheço muita gente da comunidade”, disse a aluna.

“Só temos a agradecer pelo projeto que está trazendo benefícios para nós. Eu era uma pessoa muito acomodada, sedentária, tenho problema de saúde nos ossos. Depois que eu comecei a fazer as aulas, eu sinto melhoras, não sou mais sedentária”, afirmou a aluna Maria José Moura, 55.

Pesquisa Projeto Esporte em 3 Tempos

O projeto Esporte em 3 Tempos tem uma prática também voltada à investigação sobre o contexto onde estão inseridas as areninhas. E aproveitando, agora, foi analisada a realidade da população ribeirinha e indígenas da comunidade de Carnaubal, na cidade de Tabuleiro do Norte, quanto o nível de saúde mental desta população. Foram 104 pessoas que responderam o instrumento e autorizaram a divulgação dos dados por meio do termo de compromisso. O resultado da pesquisa foi 69,2% de mulheres, 27,9% de homens e 2,0% de LGBTQIAP+.

Em relação aos sentimentos – que sentiam antes de entrar no projeto – os participantes informaram serem desmotivados, em sua maioria, além de ansiosos. Tinham muitas dores no corpo, eram indispostos, tinham preguiça, solidão, tristeza e eram sedentários e sem nenhum conhecimento sobre a realidade social.

Quanto aos sentimentos, após estarem no projeto Esporte em 3 Tempos, eles responderam que se sentem felizes, motivados, comunicativos, confiantes e realizados, com mais amigos, com liberdade de expressão e maior entendimento sobre a realidade social de nossa cidade.