Arena Romeirão completa um ano de inauguração

28 de março de 2023 - 16:24 # # #

Nesta terça-feira (28), o estádio mais moderno do interior do Brasil, Arena Romeirão, localizado em Juazeiro do Norte, no Cariri, completa seu 1º ano de modernização.

A reforma e a ampliação do Estádio Mauro Sampaio foi concluída em 2022, sendo iniciada em setembro de 2019, tornando o equipamento como o mais moderno do Interior brasileiro. A cerimônia de entrega e jogo de abertura foram realizados há, exatamente, um ano, em 28 de março. A reinauguração foi marcada por um amistoso entre a Seleção da Capital e a do Seleção do Cariri. “O equipamento na região do Cariri chegou para elevar o futebol na região e deixar um legado esportivo para a região, sendo o estádio mais moderno do interior do Brasil”, ressaltou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

O parque esportivo tem múltiplas finalidades e foi todo modernizado para sediar grandes competições do futebol. O estádio comporta até mesmo partidas de torneios continentais, pois tem estrutura suficiente para receber fases iniciais de competições, como Copa Sul-Americana e Libertadores. Além disso, pelo perfil multiuso, está preparada para eventos culturais e religiosos em geral, fomentando a economia local, predominantemente baseada no comércio.

Para o torcedor e ex-jogador, Cícero Nicassio Furtado, a nova Arena Romeirão que é um espetáculo. “Eu vivi os dois momentos do antigo e novo Romeirão. A nova Arena é um espetáculo, padrão FIFA, o equipamento vai impulsionar o futebol e também será ponto turístico. Quem chega no Romeirão e entra pela primeira vez sente o impacto, é uma obra grandiosa, o torcedor sente o impacto, jogos organizados, com muita orientação, esperamos um futebol compatível com a sua grandeza”, disse Furtado.

Para o torcedor e advogado, Manoel de Sales Menezes, a região foi contemplada com um estádio a altura do desenvolvimento da região. “Toda a população juazeirense e caririense tinha essa comoção por um grande e moderno estádio de futebol. Foi refeito um estádio moderno com padrão FIFA internacional, mais uma vez a região foi contemplada com um estádio a altura do desenvolvimento da região”, afirmou Menezes.

Possuindo uma área de 45.451 metros quadrados, a Arena Romeirão é equipada com campo de gramado que segue as normas da Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa), área para museu do futebol, arquibancadas comportando 17 mil lugares, duas áreas de banco de reservas, cabines de imprensa e camarotes, seis vestiários (quatro para times e técnicos e dois para árbitros e gandulas), duas áreas de estacionamento, lanchonete e ambulatório.

O estádio também passou por serviços de urbanização e pavimentação dos acessos, e emprego de iluminação em LED, garantindo acessibilidade e conforto ao público. Executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), o empreendimento teve aporte de R$ 109.264.873,69.

 

Jogos

Em um ano desde a inauguração, a Arena Romeirão recebeu 24 partidas de quatro competições: Séries C e D do Campeonato Brasileiro, Série B do Campeonato Cearense e Taça Fares Lopes. Destas, 16 jogos foram realizados em 2022 e oito neste ano de 2023.

História

A primeira inauguração do estádio aconteceu em 1º de maio de 1970, com comemorações ao Dia do Trabalho e a realização do jogo entre Fortaleza e Cruzeiro. Em jogo amistoso entre Icasa e Guarani, em 27 de novembro de 1977, o Romeirão bateu recorde de público com a participação de 24 mil torcedores.

E quem pisou na Arena Romeirão, foi o rei Pelé em um amistoso pelo Santos em 3 de abril de 1974. Também passaram pelo gramado, o Garrincha, defendendo o Olaria, em 21 de abril de 1972.

Quem fez mais gols na Arena Romeirão foi o jogador Geraldinho Saravá, que marcou 72 gols.

Curiosidade

A Arena Romeirão só iniciou os jogos com os times profissionais no ano de 1973, com o Icasa. No ano de inauguração, o estádio era utilizado em torneio amador com a realização do Campeonato Juazeirense, pela Liga Desportiva Juazeirense. O Guarani passou a jogar profissionalmente no ano seguinte no equipamento.

Inaugurado em 1º de maio de 1970, o estádio pertence à prefeitura de Juazeiro do Norte e é o local onde o Icasa e o Guarani de Juazeiro mandam os seus jogos. Atualmente, o estádio possui capacidade para 17 mil pessoas.

Pesquisa Internacional

A Arena Romeirão, foi o único equipamento brasileiro disputando o título de melhor estádio inaugurado no último ano de 2022, em uma lista de 23 estádios, no site StandiumDB. Com 7,192 pontos, a Arena Romeirão conquistou o 15º lugar por votação no site.

Loja Ceart

O complexo da Arena Romeirão conta com um novo espaço para comercialização e produção de artesanato. A nova Loja CeArt – Oficina de Artesãos, de 120 m², funciona como um ponto de venda direta entre os artesãos e os consumidores. Também servirá como espaço para fabricação de peças e oferta de oficinas artesanais ao público em geral. Cerca de 1,5 mil peças de diversas técnicas tradicionais do Cariri, como trançado de fibras vegetais, redes, esculturas de madeira, xilogravura, bordado, crochê, fuxico, couro e argila, de aproximadamente 20 associações e 80 artesãos individuais fazem parte do estoque da loja. A venda é feita por consignação e as peças passarão pela curadoria da CeArt, para garantir a qualidade e autenticidade dos produtos artesanais.

O funcionamento tem o apoio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento ligado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Mona Lisa Mazza – Ascom Sesporte – Texto
Tatiana Fortes e Sesporte – Fotos