Arena Castelão completa 10 anos do primeiro jogo após sua modernização para a Copa do Mundo

27 de janeiro de 2023 - 11:26 # # # #

Mona Lisa Mazza – Ascom Sejuv Texto
Roberto Stuckert Filho/PR, Marcello Casal Jr./Agência Brasil, Ascom/Governo do Ceará e Tiago Stille/Ascom Casa Civil Fotos

Equipamento passa por reforma do seu gramado e deve reabrir no início de março deste ano

O dia 27 de janeiro de 2023 marca os dez anos da reabertura do Estádio Castelão, já como Arena Castelão, após reforma completa para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Neste dia, foram realizados os primeiros jogos após a modernização do equipamento. As partidas realizadas foram pela Copa do Nordeste de 2013, em rodada dupla, com o Fortaleza enfrentando o Sport e o Ceará encarando o Bahia.

Cerca de um mês antes, houve uma solenidade de entrega da Arena Castelão, em 16 de dezembro de 2012, com a presença da então presidenta Dilma Rousseff, que cortou a faixa verde e amarela, simbolizando a entrega do equipamento. Houve ainda um show do cantor cearense Fagner.

“O equipamento é um legado para nosso estado. A Arena Castelão foi remodelada de estádio para uma arena multiuso, moderna e autossustentável. Ganhou uma cobertura que contempla toda a extensão das arquibancadas, estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas, uma esplanada com 78.850 m² e teve a capacidade de público ampliada de 60.326 para 63.903 pessoas”, ressaltou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, lembrando que a modernização foi necessária para sediar os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

A Arena Castelão é, atualmente, o quarto maior estádio do Brasil, o maior do Norte/Nordeste e está entre os 60 maiores do mundo. A modernização elevou seu patamar com as funções de alta complexidade concentradas nas áreas que exigem maior tecnologia, como camarotes, salas de imprensa, salas VIP, vestiários, sala de controle, zona mista, lounges e restaurantes. O estádio passou a realizar jogos de grandes competições, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa Sul-Americana, Libertadores da América, além de seguir recebendo Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

O gramado é conservado no padrão Fifa para receber grandes competições nacionais e internacionais com excelência. Ao fim de 2022, com a grande carga de jogos das últimas temporadas, houve a necessidade de reformá-lo por completo, desde as camadas mais profundas. Com isso, o equipamento dobrou a capacidade do sistema de drenagem e, em paralelo, foi realizada a manutenção da arquibancada, a recuperação de piso, catracas, recuperação estrutural e impermeabilização das calhas pluviais das arquibancadas. Fechado para a reforma, o equipamento deve voltar a receber partidas no início de março deste ano de 2023.

Neste intervalo, também estão sendo providenciadas outras melhorias, como manutenção dos telões, pintura e recuperação das sinalizações horizontais e verticais do estacionamento, manutenção nos geradores, manutenção nos nobreaks, subestações, revestimentos em viroc das escadarias de acesso e melhoria da iluminação de escadarias e rampas de acesso ao estádio.

História

O Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo foi inaugurado em 11 de novembro de 1973. Ou seja, estará completando meio século neste ano. À época da inauguração, a praça esportiva possuía somente dois lances de arquibancada, sem os setores atrás dos gols, ainda a serem completados. Ao longo dos anos, o Castelão passou por diferentes reformas.

A transformação do estádio em arena multiuso fez com que o público fique próximo aos jogadores, separados por 10 metros.

Além de sediar grandes competições, a Arena Castelão recebeu grandes shows com artistas nacionais e internacionais: Paul McCartney, Beyoncé, Elton John, Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Iron Maiden.

Copas das Confederações e do Mundo

Torcedores começam a chegar para o jogo entre as seleções do Brasil e México, na Arena Castelão, em Fortaleza 

O maior equipamento esportivo do Estado do Ceará foi palco de três partidas da Copa das Confederações em 2013. Foram disputados no gramado da Arena Castelão, os seguintes jogos: Brasil 2×0 México, Nigéria 0x3 Espanha e Espanha 0x0 Itália.

Na Copa do Mundo de 2014, a Arena Castelão recebeu seis jogos, sendo quatro jogos da fase inicial, um das oitavas de final e um das quartas de final. Um detalhe importante é que o equipamento foi o único a receber a seleção brasileira duas vezes. Passaram pelo gramado do Castelão, as seguintes partidas: Uruguai 1×3 Costa Rica, Brasil 0x0 México, Alemanhã 2×2 Gana, Grécia 2×1 Costa do Marfim, Holanda 2×1 México e Brasil 2×1 Colômbia.

A Arena Castelão já realizou um total de 580 jogos desde a modernização. Neste ano de 2023, está prevista a realização de partidas por Copa do Nordeste, Campeonato Cearense, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Séries A e B do Campeonato Brasileiro.