Projeto Esporte em 3 Tempos prioriza ações de inclusão para 2023

26 de janeiro de 2023 - 10:08 # # # # #

O Projeto Esporte em 3 Tempos já está com o planejamento pedagógico concluído para o ano de 2023 e nas suas ações a prioridade está na inclusão social, oferecendo oportunidades iguais de acesso e serviços a todos.

Para o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, a inclusão deve estar presente nas areninhas. “O projeto Esporte em 3 Tempos é desenvolvido em 164 municípios por 170 núcleos. Precisamos estar abertos para essa realidade que está em todos os espaços e incluir de todas as formas. Precisamos ampliar esse público. As areninhas são para o povo e a inclusão deve estar presente”, salientou o secretário.

Para a mãe do aluno Luan Erick de Souza, 13, Francimeire de Souza, do município de Tabuleiro do Norte, o trabalho de inclusão no Projeto Esporte em 3 Tempos foi surpreendente. “Pra mim, é muito emocionante. Eu aprendi junto com todos os pais dos alunos o que é inclusão. Sou uma mãe ‘atípica’, meu filho tem 13 anos (e é pessoa com deficiência), e eu sempre fui receosa em participar de algo público com muitas pessoas. Quem é mãe atípica sabe da preocupação que a gente tem, mas eu aceitei o convite e foi surpreendente, momentos muito bons, tiveram desafios que fazem parte da convivência. O projeto 3 Tempos proporcionou isso a ele, a inclusão, independente da idade, da sua situação”, afirmou a mãe.

O Projeto Esporte em 3 Tempos se apresenta como uma política pública governamental voltada ao atendimento de crianças e adolescentes, buscando utilizar o esporte em sua vertente educacional como meio de fortalecimento do processo de inclusão social e de preparação à vida em sociedade, além de proporcionar a democratização do esporte em todo o estado do Ceará.

Agora, o Esporte em 3 Tempos tem 20.444 participantes, entre eles, participam 1.501 pessoas (8%) que fazem parte de grupos minoritários, dos quais 1.026 se declararam como negros (68%), 323 como indígenas (22%), 94 como LGBTQIA+ (6%) e 58 como pessoas com deficiência (4%).

“Reconhecemos a importância de ampliar os processos de inclusão em nossa sociedade e, nesse propósito, realizamos 13 formações continuadas, tratando sobre esta temática em todo o Estado. Entendemos a carência das graduações em Educação Física, em relação a discussão sobre gênero, raça, e pessoas com deficiência. A intenção é provocar nossos profissionais e a sociedade, de forma geral, sobre a importância de estarmos atualizados nas perspectivas das transformações sociais e humanas. Todos merecem respeito e oportunidades de desenvolvimento”, afirmou a coordenadora pedagógica do Projeto Esporte em 3 Tempos, Doralice Orrigo.

Neste sentido, o projeto Esporte em 3 Tempos, por um modelo democrático, participativo e colaborativo, está construindo uma metodologia própria, que garanta a inclusão de todos, que escuta e discute as novas possibilidades e desafios sociais, bem como, estimula a convivência social, a formação da cidadania, qualidade de vida e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento integral de seus participantes.

As areninhas desenvolvem o projeto para crianças e adolescentes na faixa etária, de sete até 17 anos, nos municípios do estado do Ceará, através do esporte. Cada núcleo é formado por um profissional de Educação Física, responsável pelo planejamento, monitoramento e realização das atividades esportivas atendendo a proposta do projeto através da orientação da coordenação pedagógica. O núcleo é composto por 100 participantes, que são distribuídos em turmas por faixas etárias, entre: Aprender (sete até 10 anos); Desenvolver (11 até 13 anos) e Superar (14 até 17 anos).

Esporte em 3 Tempos

Promover a difusão do esporte nos municípios do Ceará, por meio da democratização e garantia de acesso, aliadas à formação da cidadania, qualidade de vida, socialização do conhecimento e estímulo à convivência social, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes.