Sejuv realiza reunião de avaliação dos Jogos dos Povos Indígenas edição 2022

23 de novembro de 2022 - 10:02 # # #

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) realizou reunião de avaliação dos Jogos dos Povos Indígenas – Edição 2022, nessa terça-feira (22), de forma on-line, com a presença de representantes das organizações indígenas e representatividade de todas as etnias dos municípios do Ceará através de suas lideranças.

Cada povo que participou do X Jogos dos Povos Indígenas teve sua representação na reunião. O objetivo do encontro foi avaliar todos os pontos do evento e começar a construir a edição de 2023 junto aos povos indígenas.

Para a coordenadora do projeto, Hadriele Leite, esse momento é a hora de identificar as falhas e corrigi-las. “Avaliar é  uma ação de fundamental importância, pois é através dessa ferramenta que podemos identificar as falhas a serem corrigidas, e aprimorar os acertos, para obtermos uma execução de sucesso”, disse Leite.

Para o coordenador da Federação dos Povos Indígenas do Ceará (FEPOINCE), Weiber Tapeba, a realização dos jogos reforça a luta dos indígenas. “Os Jogos Indígenas se constituem como um momento de confraternização e valorização das culturas indígenas. Para além de uma competição, os jogos reforçam a luta pelo respeito e valorização das nossas identidades, costumes e tradições”, afirmou Tapeba.

Os Jogos dos Povos Indígenas buscam a integração dos povos indígenas, como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania, da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.