Governo do Ceará participa de solenidade de abertura do Campeonato Brasileiro de Futebol PC e Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados

4 de novembro de 2022 - 12:03 # # # #

O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, representando o Governo do Ceará, declarou aberto o Campeonato Brasileiro de Futebol PC (Paralisia Cerebral) e Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados – Série B, na tarde dessa quinta-feira (3), no Centro de Formação Olímpica (CFO).

“Essa é uma competição importante para nosso estado do Ceará, recepcionada pela Adesul, e durante esse fim de semana seremos palco do Brasil para essas duas competições”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

De acordo com a vice-governadora eleita, Jade Romero, a pauta do paratletismo será fortalecida. “é uma grande satisfação poder estar aqui no Centro de Formação Olímpica, nesse equipamento que eu tive a satisfação, junto do Rogério, secretário estadual do esporte, de ser também uma das pessoas que cuidou desse equipamento, de tantos outros equipamentos, e da política de esporte do estado do Ceará. E hoje, estamos aqui com a Adesul e outras associações dando início ao Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados e Campeonato Brasileiro de Futebol Paralisia Cerebral. Eu tenho uma identidade muito grande com essa pauta, com essa política que, sem dúvidas, nós queremos fortalecer nos próximos quatro anos de Governo”, disse Romero.

As competições ocorrem simultaneamente no CFO e na Unidade Sesi Parangaba, de 3 a 6 de novembro. Os maiores eventos em âmbito nacional das categorias paralímpicas são providos pela Associação Nacional de Desporto para Deficiente (ANDE), responsável pelo Futebol PC e Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos (ABDF), com o apoio da Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul), entidade local que recepciona os eventos.

As disputas ocorrerão por meio de sorteio, das 8h às 21h, com 15 equipes de todas as regiões do país. A expectativa é que os eventos reúnam, em Fortaleza, cerca de 400 pessoas, entre as quais estarão 200 paratletas, comissões técnicas, árbitros e público em geral. A entrada para todos os jogos é gratuita e aberta ao público. As disputas também serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Adesul.