Inaugurada em Juazeiro do Norte, Arena Romeirão é o estádio mais moderno no interior do Brasil

29 de março de 2022 - 08:20 # # # # #

A estrutura tem capacidade para mais de 17 mil torcedores e está apta a receber até partidas de torneios internacionais

Atletas e população do Cariri já podem desfrutar do estádio mais moderno do interior do Brasil. Foi inaugurada nesta segunda-feira (28), em Juazeiro do Norte, a reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio, a chamada Arena Romeirão. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela comandaram a cerimônia de entrega do novo equipamento, que contou com partida disputada entre Seleção da Capital e Seleção do Cariri. O selecionado caririense venceu por 2 a 1.

O governador Camilo Santana afirmou que a Arena conta com todas as condições para receber jogos nacionais e internacionais. “Cariri está no centro do nordeste brasileiro. É um espaço multiuso, com tudo o que a CBF exige”, avaliou.

A intenção, conforme o governador, é estimular o esporte que gera emprego e renda. “Essa arena vai trazer muitas oportunidades para o Cariri cearense. Não tenho dúvida que vamos trazer jogos regionais e nacionais. Essa é a arena mais bonita e moderna do Brasil”, avaliou o governador, anunciando que o espaço também vai receber um museu. “Terá o museu da história do futebol do Cariri, mostrando todos os jogadores que fizeram história. Será um espaço de visitação para turistas que amam esse esporte”, assegurou Camilo Santana.

O parque esportivo terá múltiplas finalidades, e foi todo modernizado para sediar grandes competições do futebol. O estádio comporta até mesmo partidas de torneios continentais, pois tem estrutura suficiente para receber fases iniciais de competições como Copa Sul-Americana e Libertadores. Além disso, pelo perfil multiuso, está preparada para eventos culturais e religiosos em geral, fomentando a economia local, predominantemente baseada no comércio.

Juazeiro do Norte recebe anualmente mais de dois milhões de visitantes, em sua grande maioria movidos pela fé. O município tem uma das maiores populações do interior do Nordeste, ocupando o sétimo lugar. Assim, o Romeirão se configura em mais uma opção de lazer para os caririenses, aumentando o fluxo de visitantes na região e gerando mais renda. Além disso, o espaço promoverá novos investimentos e políticas públicas na área do esporte, bem como o incentivo a talentos do futebol.

Possuindo uma área de 45.451 metros quadrados, a Arena Romeirão é equipada com campo de gramado que segue as normas da Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa), área para museu do futebol, arquibancadas comportando 17 mil lugares, duas áreas de banco de reservas, cabines de imprensa e camarotes, seis vestiários (quatro para times e técnicos e dois para árbitros e gandulas), duas áreas de estacionamento, lanchonete e ambulatório.

O secretário estadual do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, também chama a atenção para a modernização da arena. “Um espaço totalmente reformulado e modernizado. É a arena mais moderna de todas as cidades do interior do país”, disse o gestor.

O Romeirão, de acordo com Rogério Pinheiro, vai fortalecer ainda mais o futebol cearense. “Temos um futebol que vem se destacando ano a ano no cenário nacional e agora internacional, com nossos clubes participando de competições como Libertadores e Sul-Americana. Nosso propósito é dar as melhores condições para que os times do Cariri desenvolvam melhor o seu futebol”, apontou o secretário.

O estádio também passou por serviços de urbanização e pavimentação dos acessos, e emprego de iluminação em LED, garantindo acessibilidade e conforto ao público. Executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), o empreendimento teve aporte de R$ 109.264.873,69.

Os programadores Alisson Keyson e Mateus Daniel são torcedores fiéis do Icasa. Eles não perderam tempo e garantiram rapidamente os ingressos, mediante doação de 1kg de alimento não perecível destinada ao programa Mais Nutrição no Cariri. “Não poderia arriscar ficar de fora desse momento histórico. Já viemos a muitos jogos do Verdão e, hoje, estamos aqui prestigiando a reabertura do Romeirão”, disse Alisson. “Foram mais de dois anos esperando o palco ficar pronto. A ansiedade era grande”, falou Mateus.

Fiéis também, os torcedores do Guarani de Juazeiro, Einstein e Évila, levaram o pequeno Elias, que, segundo asseguram, é pé quente. “Hoje é um dia de festa. Virou tradição acompanhar o Guarani e aqui estamos pra ver de perto o palco onde ele vai jogar suas partidas mais importantes”, contou Einstein.

Emoção maior era da filha de Mauro Sampaio, que dá nome à Arena. Jaqueline Sampaio não conteve as lágrimas ao lembrar da trajetória do pai. “Onde ele estiver , com certeza está feliz e realizado. Ele sempre sonhou com coisas grandes e mesmo quando no Brasil acabou cimento para terminar esse estádio e a estátua de Padre Cícero, comprou de fora, da Hungria e da Rússia, mas não deixou de entregar nenhuma. Para nossa família é uma grande honra ver esse estádio lindo com o nome de meu pai”.

Entre as autoridades que participaram da inauguração, o senador Cid Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; deputados federais, estaduais, prefeito de Fortaleza, José Sarto; secretários estaduais, prefeitos e lideranças políticas e esportivas de todo o Ceará.