Festival Paralímpico reúne mais de 300 pessoas no CFO

6 de dezembro de 2021 - 10:13 # # #

Foto: Marcos Studart

Na manhã deste sábado (4), foi realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO), o Festival Paralímpico em alusão ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, evento nacional organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e executado pela Secretaria do Esporte e Juventude.

“É um momento único de troca de experiência para as crianças que tem deficiência e, para as que não têm é uma maneira de enxergar a limitação do outro”, ressaltou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A programação contou com vivência em três modalidades paralímpicas: Vôlei sentado, Parabadminton e Futebol de 5,  para participantes com faixa etária de 8 a 17 anos e contou com a participação de 50 profissionais de Educação Física e estudantes para a organização do evento.

“O Festival Paralímpico Loterias Caixa é um dos eventos mais esperados do ano por muitas famílias por que todos se sentem acolhidos com a socialização de crianças com e sem deficiência através de novas vivências no esporte paralímpico. É realmente um evento cheio de muito amor”, afirmou a coordenadora do evemto, Géssica Alexandre.

Para o embaixador Carlinhos do Futebol de 5 esse foi um momento de convivência para as crianças. “Está sendo muito bom esse momento, quero agradecer o convite essa é a primeira vez que participo, está sendo muito bom essa convivência, crianças e adolescente que nunca tiveram o contato com o paradesporto está tendo essa oportunidade”, disse o embaixador.

De acordo com Maria Rejane Campos, mãe José Otávio Campos que tem paralisia cerebral, o evento é de oportunidade e vivência em outras modalidades. “Extremamente importante, divertido, uma grande oportunidade a cima de tudo, porque podemos conhecer outras modalidades além do que ele faz que é natação e a própria inclusão deles em outra modalidade no esporte. Hoje, ele está tendo a oportunidade de vivenciar o futebol para cego, vôlei sentado, ou seja, é a ampliação dele e isso vai desperta-lo para outras modalidades para o futuro, é promovendo o envolvimento dentro do desenvolvimento que já existe.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa também celebrou o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o evento deste ano foi adiado e acompanhou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.