Sejuv divulga edital do Governo Federal do Bolsa Pódio para atletas olímpicos e paralímpicos

11 de novembro de 2021 - 15:47 # # #

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) divulga, nesta quinta-feira (11), o edital publicado no Diário Oficial da União, na quarta-feira (10.11), Edital nº 2, que trata da seleção de atletas a serem beneficiados pelo Programa Atleta Pódio, a mais alta categoria do Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O benefício é voltado a esportistas de elite, com chances de medalhas em megaeventos, como Jogos Olímpicos, Paralímpicos e mundiais.

A Bolsa Pódio repassa valores mensais entre R$ 5 mil e R$ 15 mil a integrantes de modalidades individuais dos programas olímpico e paralímpico que estejam entre os 20 melhores do ranking mundial. O objetivo é oferecer recursos diretamente aos atletas para apoiá-los na preparação para os próximos Jogos de Verão, que serão em Paris (2024), e para os de Inverno, que serão nas cidades de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália (2026).

Para ser contemplado, o atleta deve ser indicado pelas entidades nacionais de administração do desporto em conjunto com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) ou Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria Especial do Esporte. O período para envio das indicações vai até 31 de janeiro de 2022.

Após a aprovação das indicações pelo grupo de trabalho, o atleta é notificado e tem até dez dias úteis para preencher um cadastro online e enviar o Plano Esportivo. A permanência no programa é reavaliada anualmente e condicionada ao cumprimento do plano esportivo e à permanência no ranqueamento entre os 20 melhores do mundo. Segundo o edital, o período para publicação da relação com os contemplados vai até 31 de março de 2022.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania