Fisioterapeutas atendem estudantes-atletas do Ceará no JEB’s

2 de novembro de 2021 - 12:41 # # # #

A delegação cearense que está participando dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) até o dia 05 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, está recebendo acompanhamento durante e após as competições.

De acordo com o fisioterapeuta esportivo,  Phelipe Maia, é fundamental a presença do fisioterapeuta em quadra ou em campo. “É fundamental a presença do fisioterapeuta no evento, muitos atletas não entendem o que é uma lesão muscular ou articular e muitos sofrem um tipo de acidente ou trauma e a fisioterapia vem logo para dar um diagnóstico inicial para tratar no local. Nossa função é no preventivo, promovendo a saúde e recuperando os atletas, por isso é fundamental ter esse profissional em quadra ou campo para auxiliar os atletas”, enfatizou.

Para o chefe de delegação do Ceará, Lucas Timbó, é importante a presença do fisioterapeuta na competição. “Ter uma equipe de Fisioterapeutas na nossa delegação, reforça a atenção e cuidado que temos com os nossos atletas. É extremamente importante a presença deles para toda e qualquer recuperação que possa existir na competição”, disse.

“O trabalho do fisioterapeuta com os atletas é essencial, são crianças que já tem um nível de treino muito alto fazendo com que o índice de lesão seja também alto.  É importante que nossa atuação seja tanto no pré como no pós jogo, fazendo um trabalho combinado de recuperação e ativação para que essas crianças tenham um melhor desempenho durante o campeonato”, pontuou a fisioterapeuta, Gabriele Tavares.

Entre os procedimentos adotados está liberação miofascial, amobilização e manipulações de tecidos moles e articulares, recovery, alongamentos e exercícios terapêuticos.