Profissionais que atuam nas areninhas são capacitados pela SPS

7 de outubro de 2021 - 14:06 # # # #

Com o objetivo de orientar os profissionais que atuam nas Areninhas dos municípios inscritos, informando-os sobre como desenvolver ações para comunidade que utiliza o equipamento social, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está promovendo curso de capacitação para profissionais que atuam nas Areninhas de 45 municípios cearenses.

“A capacitação é um momento de alinhamento com o Proares para que todos possam desenvolver as políticas do programa e possam ajudar a juventude e as crianças com as atividades físicas”, disse o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

As Areninhas integram o Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Ceará (Proares III). A capacitação acontece no Hotel Beira Mar, com carga horária de 24 horas presenciais, distribuídas em duas turmas de 55 participantes.

Para a profissional de Educação Física da Sejuv, Renata Alves, a capacitação foi um momento de aprendizado e interação entre os profissionais dos municípios. “A capacitação foi um momento de troca de conhecimento onde interagimos entre as secretarias e contribuímos com a construção de conhecimento. O momento é de interação entre os municípios no entendimento de desenvolver uma melhor qualidade e aprimorando o processo de ensinar e aprender. A capacitação é um momento rico em aprendizado, para entendermos na prática o que está acontecendo lá na ponta, no dia a dia dos profissionais desenvolvendo sua função nas areninhas dos municípios” pontuou Alves.

Esporte e Lazer

As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O projeto tem objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço de convivência, lazer e formação cidadã. Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais.

Municípios inscritos na capacitação

Acaraú, Aquiraz, Aracati, Acopiara, Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapagé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Trairi e Viçosa do Ceará.