Projeto Futpaz inicia aulas nesta quinta-feira (23) nas Areninhas

22 de setembro de 2021 - 15:17

O Futpaz, projeto do Governo do Ceará por meio da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), em parceria com os clubes Fortaleza Esporte Clube, Ceará Sporting Club e Ferroviário Atlético Clube, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), inicia suas aulas nas areninhas de todo o Estado.

Já são 974 inscritos e mais inscrições ainda são esperadas nos polos. É importante ressaltar que haverá uma segunda chamada para os pré-inscritos e que o número de inscrições presenciais respeitou o número de vagas destinadas aos pré-inscritos.

O Projeto tem o objetivo de proporcionar a prática do futebol nas Areninhas com profissionais habilitados e ex-atletas, desenvolvendo habilidades e potencializando a modalidade esportiva praticada no Estado. “Esse vai ser um momento histórico para as nossas crianças e jovens que terão a oportunidade de jogar em nossas areninhas, com aulas ministradas pelos clubes cearenses”, diz o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

O Futpaz terá duração de dez meses e vai beneficiar 2.400 crianças, com aulas práticas duas vezes por semana. As crianças devem estar comprovadamente matriculadas e frequentando a escola.

Pela parceria, os clubes ficam responsáveis por viabilizar a execução do projeto, com profissionais, material esportivo, uniformes e identificação visual. À Sejuv cabe o acompanhamento, com monitoramento, planejamento estratégico e mapeamento das Areninhas, em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), responsável por equipamentos esportivos da Prefeitura de Fortaleza.

Como vai funcionar

Cada um dos 24 núcleos será formado por um professor de educação física inscrito no Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5) ou um monitor esportivo de futebol (ex-atleta) e contará também com supervisor de núcleo, coordenador pedagógico e coordenador geral.

As atividades serão desenvolvidas por meio de jogos pré-desportivos, exercícios específicos e jogo formal, visando o aprendizado e aperfeiçoamento do futebol. As turmas serão formadas por idade (7 e 8 anos; 9 e 10 anos; 11 e 12 anos), com dois treinos semanais, pela manhã ou à tarde.

Há a possibilidade de aulas ministradas com os ídolos dos clubes, que são referências para a juventude.

Serviço:
Início das aulas do Futpaz