Sejuv divulga edital Bolsa Atleta do Governo Federal

21 de janeiro de 2021 - 17:08 # # #

Inscrições abertas a partir de 26 de janeiro a 15 de fevereiro

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) divulga, nesta quinta-feira (21), o lançamento do edital Bolsa Atleta do Governo Federal. O Ministério da Cidadania lançou um sistema digital para facilitar as inscrições e o acompanhamento dos processos de análise e concessão do benefício.

“O sistema digital vai organizar e dar mais agilidade ao programa que é um dos maiores de patrocínio direto aos atletas”, disse o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

Veja aqui o edital

A expectativa é que, em 2021, o programa supere os números do último edital, que contemplou 6.357 atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas. Como a Secretaria Especial do Esporte já havia anunciado em agosto do ano passado, o edital contempla, pela primeira vez, resultados esportivos de dois anos (2019 e/ou 2020), uma estratégia para que os atletas não sejam prejudicados pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

O Programa Bolsa Atleta concede o benefício em cinco diferentes categorias (além da Pódio): Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica, com valores mensais que variam de R$ 370 a R$ 3.100. Cada uma delas tem pré-requisitos, como ter no mínimo 14 anos de idade, estar vinculado a um clube e filiado a uma federação e a uma confederação, além de ter participado de uma competição elegível e obtido até a terceira colocação (modalidades individuais) ou sido eleito entre os melhores atletas (modalidades coletivas). Todos os pré-requisitos de cada categoria de bolsa estão listados no site do Ministério da Cidadania.

Passo a passo

O novo sistema do Bolsa Atleta estará ativo a partir do dia 26 de janeiro. Para ter acesso, todos os candidatos elegíveis devem se cadastrar no portal único do Governo Federal. Com a senha criada, o atleta terá acesso ao sistema do programa, por meio da área de Inscrições da página do Bolsa Atleta no portal do Ministério da Cidadania. Assim, ele será direcionado ao portal de acesso dos sistemas, quando deverá clicar em “Entrar com gov.br” e inserir o CPF e a senha cadastrados. Já na área restrita, poderá efetuar a inscrição e enviar a documentação necessária.

Mais informações:

Site: www.esporte.gov.br

Whatsapp: (61) 99321.0015