Mais de 90 atletas são atendidos pelo projeto Sejuv + HGF Medicina Esportiva em dois meses de implantação

20 de novembro de 2020 - 15:19 # # #

O projeto Sejuv + HGF Medicina Esportiva vem apresentando números positivos em dois meses de implantação. Mais de 90 atletas oriundos de projetos da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), como também, federações e associações foram beneficiados.

“Nossa ideia nesse projeto é fomentar ainda mais o esporte no estado do Ceará e levar uma recuperação rápida, oportunizando aos atletas um retorno com menos tempo para os treinos”, afirmou o secretário Executivo do Esporte, Will Almeida.

O projeto Medicina Esportiva é realizado no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Os atletas são atendidos por uma equipe multidisciplinar que conta com os seguintes profissionais: médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte, médico do esporte, médico ginecologista, residentes de ortopedia e traumatologia, internos, acadêmicos de fisioterapia, educação física, nutrição, psicologia e medicina. Poderão ser realizadas consultas especializadas, exames (ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiológicos), procedimentos (cirurgias, imobilizações, infiltrações), assim como ensino e pesquisa ambulatório de medicina e traumatologia do esporte, avaliações multidisciplinares regulares, bem como prevenção e tratamento das lesões relacionadas ao esporte.

“Está funcionando muito bem, já conseguimos fazer os exames de ultrassonografia no mesmo momento, ajudando na celeridade do atendimento. Já teremos na próxima quarta-feira a primeira cirurgia do projeto. A parceria com a Sejuv foi fundamental para a marcação das consultas dos atletas”, salientou o Coordenador do Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte do HGF, Dr. Cesar Cima.

Para solicitar o atendimento as federações e entidades esportivas deverão encaminhar oficio e a planilha de cadastro dos atletas, conforme modelos em anexo, para o email medicina.esportiva@esporte.ce.gov.br. Esses cadastros serão verificados e enviados ao HGF para marcação do dia e confirmação da consulta por telefone. Os atendimentos acontecem exclusivamente as sextas-feiras, no horário de 08h às 12h, no Centro de Trauma do Hospital Geral de Fortaleza – HGF.

O atleta de natação da Associação D’eficiência Superando Limites (Adesul), Jeferson de Sousa, disse que no primeiro dia de atendimento já iniciou as sessões de fisioterapia e que esperava há um ano a realização do exame de radiografia. “Eu sinto dores no ombro quando aplico muita força de rotação. Já na consulta foi marcado a fisioterapia e hoje no retorno já estou mostrando o resultado da fisioterapia com a realização do exame de radiografia que aguardava há um ano”, disse o atleta.

Já foram atendidos pelo projeto atletas de projetos da Sejuv (Ceará Atleta e Esporte em 3 Tempos) como também, federações e associações (Federação de Handebol do Estado do Ceará, Associação D’eficiência Superando Limites – Adesul, Federação Cearense Esportiva de Taekwondo, Federação de Handebol do Estado do Ceará e Associação Cearense do Esporte Adaptado).