Instituto Olímpico Brasileiro disponibiliza opções de cursos online grátis durante a quarentena

8 de maio de 2020 - 09:58 # #

O objetivo é seguir capacitando profissionais que atuam na área esportiva

O isolamento social, em decorrência da pandemia causada pela covid-19, segue fazendo com que a população permaneça em suas casas, prezando pela bem estar, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Estado do Ceará a quarentena segue até o dia 20 de maio, se não houver necessidade de adiamento.

O Instituto Olímpico Brasileiro, com o objetivo de capacitar profissionais do esporte durante o período de quarentena, disponibilizou ótimas oportunidades de aprendizados para gestores e treinadores esportivos através de cursos realizados inteiramente online e de forma gratuita.

“É importante que os profissionais de todas as áreas, assim como do esporte, tenham meios para continuar aprendendo e se profissionalizando nesse período de quarentena. Futuramente, precisaremos que eles estejam ainda mais capacitados para dar continuidade aos trabalhos esportivos que foram paralisados devido a pandemia”, ressaltou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

Confira os cursos oferecidos:

Fundamentos da Administração Esportiva (FAE)

O FAE é uma das iniciativas dos Programas da Solidariedade Olímpica (SOI), do Comitê Olímpico Internacional, para o desenvolvimento administrativo dos diversos Comitês Olímpicos Nacionais. O participante aprende sobre o Movimento Olímpico, adquire noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva e conhece como se organiza uma missão para os Jogos Olímpicos. Durante o curso ocorrem debates e avaliações, oferecidos através do sistema de educação a distância. Ao final, os participantes receberão um certificado outorgado pela SOI.

Voltado para colaboradores das principais entidades e órgãos esportivos do país, o FAE terá duas edições em 2020. A primeira entre abril e setembro, e a segunda entre agosto e dezembro. As inscrições estão abertas até o dia 10 de maio. São oferecidas 120 vagas disponíveis e o processo seletivo atende a uma série de requisitos.

Clique aqui e faça sua inscrição. https://www.cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro/programa-de-gestores

Curso Básico de Gestão para Treinadores (CGBT)

O CGBT é voltado exclusivamente a profissionais de Educação Física. Para participar do curso, o treinador deve possuir registro no Conselho Regional de Educação Física e estar envolvido com o movimento esportivo do país. Além de assumir o sistema de treinamento dos atletas, o treinador também deve estar preparado para coordenar equipes multidisciplinares e lidar com os seus principais stakeholders (Federações, clubes, patrocinadores, atletas, entre outros). Para tanto, este curso tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, no que se refere ao planejamento, gestão de pessoas, gestão financeira, além de habilidades, tais como: negociação, gestão de conflitos, entre outras.

O CBGT é desenvolvido em quatro módulos e será oferecido em duas edições, sendo uma no primeiro semestre, com início no dia 1º de junho, e outra no segundo semestre, a partir do final de julho. As inscrições serão realizadas entre 30 de abril e 10 de maio. A lista de candidatos aprovados será divulgada, por e-mail, na segunda semana de maio.

Clique aqui e faça sua inscrição. https://www.cob.org.br/pt/cob/sobre-o-cob/instituto-olimpico-brasileiro/academia-brasileira-de-treinadores.

Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)

O Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) tem o objetivo de difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente.

A programação do curso está estruturada na modalidade de ensino a distância (EAD), a partir de vídeoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio. Dessa forma, a intenção do curso PEAAE é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas, treinadores e treinadoras ou membros de uma organização esportiva possam identificá-las e enfrentá-las.

Clique aqui e faça sua inscrição. https://projetosdiversosiob.asdnet.com.br/index.php