Lançamento do projeto Surfeduca marca a manhã desta quinta-feira (23)

23 de janeiro de 2020 - 14:32 #

A solenidade contou com a presença do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro

 

Aconteceu nesta quinta-feira (23), em Fortaleza, o lançamento do projeto Surfeduca no Estado do Ceará, em parceria com o projeto Humanáuticos, com o Núcleo Inteligente Amantes do Surf e a Associação de Stand Up Paddle do Ceará. O programa visa a promoção e inserção pedagógica do surf como ferramenta auxiliar de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dentro das escolas.

“Esse projeto é uma aposta muito importante, algo que vem complementar com esporte a educação, fazendo disso um conjunto de transformação social. A gente tem uma orla marítima com mais de 500 km de costa, o que nos dá um campo enorme para desenvolver esse projeto de uma forma realmente impactante”, declarou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

Durante o evento, atletas, coordenadores de projetos sociais, presidentes de associações, fizeram discursos que encorajaram o progresso do Surfeduca e destacaram a importância de transformar a educação em algo mais dinâmico com a junção das práticas esportivas.

O idealizador do projeto, Surfista e Educador Físico, Thiago Miranda, expôs a proposta do programa quanto a sua estrutura, metodologias, processos de avaliações, marcos legais, importância para a educação, além de seus valores que consistem em: propósito, liberdade, responsabilidade, autoconhecimento e solidariedade.

Entre os objetivos do projeto, estão: Possibilitar a utilização do surf como ferramenta de educação; assegurar as crianças sobre possibilidades efetivas de conhecimento sobre a natureza; relacionar as áreas de conhecimentos com os conteúdos da cultura do surf; produzir referencial teórico e expandir a cultura do surf por todo território brasileiro.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Juventude do Estado, Marcílio Gomes, a coordenadora de protagonismo estudantil da Secretária de Educação, Gilgleane Silva, a Técnica de desenvolvimento da indústria da FIEC, Leia Andrade, entre outros nomes do meio esportivo do Estado do Ceará.