Atletas cearenses conquistam 19 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude 2019

2 de dezembro de 2019 - 11:08 # #

O evento que aconteceu na cidade de Blumenau, SC, encerrou-se no último sábado (30)

Apito final para os Jogos Escolares da Juventude 2019. A maior competição esportiva escolar do país, realizada desde 2005 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), aconteceu na cidade de Blumenau, Santa Catarina e teve seu encerramento no último sábado (30), após 15 dias de competições. O evento recebeu alunos-atletas de todo o Brasil, nas faixas etárias 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Foram 14 modalidades: Basquete, Handebol, Vôlei, Futsal, Judô, Luta Olímpica, Badminton, Atletismo, Natação, Vôlei de Praia, Ginástica Rítmica, Xadrez, Tênis de Mesa e Ciclismo. Só na etapa nacional, a competição recebeu 4.998 atletas que abrilhantaram as disputas com um alto nível esportivo.

Na edição de 2019 o Ceará levou uma de suas maiores delegações para a disputa dos Jogos. Foram 269 alunos-atletas que competiram em todas as modalidades do certame. Os esportistas cearenses conquistaram 5 medalhas ouros, 4 de prata e 10 de bronze, representando o Estado no pódio da competição por 19 vezes.

Durante a competição, os atletas do Ceará contaram com o apoio e torcida do Secretário de Esporte e Juventude do Estado, Rogério Pinheiro, que esteve presente em Blumenau acompanhando os Jogos, e receberam também o suporte da delegação de oficiais da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) que acompanharam os estudantes durante os 15 dias de disputas.

Veja abaixo os atletas cearenses que fizeram história nos Jogos Escolares da Juventude 2019:

Medalhas de Ouro:

Judô – Pedro Henrique da Silva Gomes, categoria super ligeiro, 12 a 14 anos, representante do Colégio Joaquim Barbosa Neto, de Maracanaú.

Judô – Regivan de Abreu Firmino, categoria super ligeiro, 12 a 14 anos, representante do Colégio Liceu, de Maracanaú.

Judô – Eduardo Elton de Souza, categoria super ligeiro, 15 a 17 anos, representante da Escola Fernando Cavalcante Mota, de Fortaleza.

Badminton – Ana Beatriz da Silva Nascimento, categoria simples, segunda divisão, 12 a 14 anos, Representante do Instituto de Educação Castro, de Aquiraz.

Ginástica Rítmica – Raquel Rebouças da Silva, aparelho corda,  segunda divisão, 12 a 14 anos, representante da Escola Dom Aluísio Lorsheider, de Fortaleza

Medalhas de Prata:

Badminton – Kauane Maria Ribeiro da Silva, categoria dupla, 15 a 17 anos, representante da Escola Comendador Miguel Gurgel, de Fortaleza.

Ciclismo – Antônio Rodrigo da Silva Farias, prova por pontos, 15 a 17 anos, representante da EEM Flávio Pontes, de Maracanaú.

Xadrez – Marina Lima Miranda, convencional, 15 a 17 anos, representante do Colégio Farias Brito, de Fortaleza.

Ciclismo – Antônio Rodrigo da Silva Farias, prova estrada, 15 a 17 anos, representante da EEM Flávio Pontes, de Maracanaú.

Medalhas de Bronze:

Judô – Ana Kamily Maia da Silva, categoria super ligeiro, 12 a 14 anos, representante do Colégio Araújo Félix, de Fortaleza.

Judô – Evellyn Costa Pinheiro Santos, categoria meio médio, 15 a 17 anos, representante da Escola Luiza Távora, de Fortaleza.

Judô – Katia Ribeiro da Silva Alves, categoria Pesado, 15 a 17 anos, representante da Escola João Nogueira Jucá, de Fortaleza.

Luta Olímpica – Heriki Martins de Araújo, categoria pesado, 12 a 14 anos, representante do Instituto Waldemar falcão, de Aracati.

Badminton – Israel Pereira da Silva, representante da Escola Neusa de Freitas Sá, de Eusébio e Rafael Pinheiro de Sousa, representante da escola José Jucá, de Quixadá, categoria dupla, segunda divisão, 12 a 14 anos.

Futsal – Escola José Matias Sampaio, de Brejo Santo, categoria 15 a 17 anos.

Ginástica Rítmica – Laíssa de Oliveira Sousa, representante da Escola Educar Sesc, de Fortaleza e Raquel  Rebouças da Silva, representante da Escola Dom Aluísio Lorsheider, de Fortaleza, categoria final geral por equipes, segunda divisão, 12 a 14 anos.

Ginástica Rítmica – Raquel Rebouças da Silva, categoria individual geral, segunda divisão, 12 a 14 anos, representante da Escola Dom Aluísio Lorsheider, de Fortaleza.

Vôlei de Praia – Vitoria Antônia Feitosa Lima e Andryele Sabrina da Silva Sousa, categoria dupla feminino, primeira divisão, 15 a 17 anos, representantes do Centro Educacional Evandro Ayres de Moura, de Fortaleza.

Natação – Vitor Vasconcelos Macedo Sá, prova 50 metros livres, 12 a 14 anos, Colégio Antares, de Fortaleza.

O evento ainda contou com a participação de 14 Embaixadores, incluindo nomes como: Gustavo Endres, campeão olímpico (vôlei); Francisco Barretto, três ouros nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 (ginástica artística); Duda Lisboa, classificada para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (vôlei de praia); e Paulo André, campeão do Mundial de Revezamentos (atletismo). Estiveram envolvidos também 16 profissionais de confederações esportivas que assistiram aos jogos em busca de novos talentos para suas modalidades.

Além de um grande público presente nos locais de disputas, a competição foi sucesso de público nas redes sociais. Foram 85 transmissões ao vivo realizadas na página do Facebook dos Jogos Escolares da Juventude que atraíram mais de 1 milhão de espectadores.

Pensando nos Jogos Escolares de 2020, o COB já informou dois locais escolhidos para receber as etapas regionais. Sergipe, Aracajú sediará os Jogos da regional azul (Nordeste), enquanto Gramado, Rio Grande do Sul, receberá os jogos da regional amarela (Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul). Os amantes da competição ficam na expectativa para saber a cidade que irá sediar a regional verde (Norte, Mato Grosso e Distrito Federal) e o local que receberá a Etapa Nacional da próxima edição da competição.