Delegação cearense participa da maior edição das Paralimpíadas Escolares em São Paulo

20 de novembro de 2019 - 11:47 # #

A competição acontece entre os dias 20 a 22 de novembro.

A 13ª edição das Paralimpíadas Escolares teve sua abertura nesta terça-feira (19), a cerimônia ocorreu no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi.

A delegação cearense que conta com 70 atletas participou do evento com muita energia e boas expectativas para a competição. O Ceará está representado em oito modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, bocha, basquete em cadeira de roda, vôlei sentado, futebol de cinco e judô.

As competições acontecem a partir da manhã desta quarta-feira (20), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A edição conta com a participação de mais de 1.220 estudantes. Esta será a maior edição do evento, que contará com a presença dos 26 estados e do Distrito Federal.

As Paralimpíadas Escolares é o maior evento do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar. Neste ano foram ofertadas 12 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A faixa etária contemplada para as disputas é de 12 a 17 anos.

Estiveram presentes no evento a primeira vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileira, Naíse Pedrosa; o segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão; o secretário Especial do Esporte do Governo Federal, General Décio Brasil;  secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; secretária de Estado dos Direitos das Pessoa com Deficiência, Célia Leão; secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o presidente da SPTuris, Osvaldo Arvate Jr; secretário-executivo da Secretaria de Estado de Esporte de São Paulo, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chui; secretário Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, João Derly.

Data: 20 a 22 de novembro

Cidade: São Paulo (SP)

Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Transmissão Ao Vivo