Delegação cearense participa da abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude 2019

16 de novembro de 2019 - 23:41 # #

Alunos-atletas de todos os Estados do Brasil celebraram o início da maior edição dos Jogos

Emoção, animação e grandes expectativas encheram o ginásio Galegão, em Blumenau, com alunos-atletas de 12 a 17 anos vindos de todos os Estados do Brasil. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou neste sábado (16), a abertura oficial da 15ª edição dos Jogos Escolares da Juventude. Juntos, todas as delegações celebraram o início da maior edição da competição.

A cerimônia iniciou com a apresentação do mascote do Brasil, Ginga, que juntamente do mestre de cerimônias apresentaram as cinco modalidades que entrarão no certame dos Jogos Olímpicos de Tókio 2020. Surfe, Karatê, Basebol, Escalada e Skate foram demonstradas através da incrível apresentação de dança feita pela Companhia de Dança Milênio, de Santa Catarina.

O evento seguiu com a apresentação das bandeiras dos 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal e deu continuidade com a entrada de 5 alunos-atletas de cada delegação que participaram do momento representando todos os seus colegas. A Polícia Militar de Santa Catarina foi a responsável por conduzir as bandeiras oficiais do evento durante a execução emocionante do Hino Nacional Brasileiro.

“O Ceará está levando a maior delegação de todos os tempos para os Jogos Escolares da Juventude. São 271 atletas representando o Estado na maior competição escolar do Brasil. O Governo está dando todo o suporte necessário para que nossos atletas possam vivenciar essa experiência única. Nós acreditamos que o fomento do esporte é importante não só para a formação de atletas, mas também para a formação de cidadãos e esperamos que além de bons resultados nossos atletas tragam boas memórias pra casa”, declarou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

O Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley Teixeira, fez o discurso de abertura oficial do evento. “Desejo a vocês atletas, que são os principais atores desse espetáculo, que possam superar a si mesmos, essa a verdadeira vitória a ser conquistada. Desejo que vocês possam desfrutar dessa oportunidade única que é competir em alto nível, aproveitem ao máximo essa experiência. Assim, declaro aberta a Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, Blumenau 2019”.

Dando continuidade a cerimônia, os embaixadores dos Jogos fizeram o revezamento para acender a famosa pira olímpica. Participaram do momento o Atleta de Ginástica Artística, Francisco Barreto; O professor de Química, Sílvio Predis; A atleta de Werstiling, Camila Barbosa; O professor de matemática, Gabriel Sacramento; O atleta de Handebol, Bruno Sousa; A professora de Lingua Portuguesa, Carol Mendonsa e o Atleta de Judô, Carlos Honorato.

Ao todo são 4.998 atletas inscritos em 14 modalidades esportivas na fase Nacional. Na edição de 2019 os Jogos Escolares da Juventude mobilizou mais de 2 milhões de alunos-atletas de todo o Brasil.

O evento vai contar com diversas novidades que prometem levar lazer, diversão e muita atividade esportiva para todos os participantes. No centro de convivência atletas e expectadores vão poder desfrutar de uma estrutura com quase 20 ações, são elas, basquete 3×3, karatê, oficina de surfe, escalada esportiva, jogos de realidade virtual, tênis de mesa, futebol de botão, futebol de mesa, biblioteca, exposição, entre outras atrações.

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude contou com as presenças Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau; Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB; Emanuel Rego, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania; Francisco Barretto, três medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos Lima 2019; e Carlos Honorato, vice-campeão olímpico de judô em Sydney 2000.