Secretário do Esporte e Juventude do Estado visita Projeto A maré vida

8 de novembro de 2019 - 10:25 #

A iniciativa acontece na Praia do Futuro e visa inserir pessoas com deficiência na prática do Surf

“O esporte é para todos” essa é uma frase antiga, mas que nunca está desatualizada. Na última quinta-feira (07) o secretário do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, fez uma visita ao Projeto A maré vida, a fim de conhecer a iniciativa que já existe na cidade de Fortaleza há mais de três anos.

“Esse projeto é extraordinário. A oportunidade que essas pessoas têm de aprenderem um esporte como o surfe apesar de suas limitações nos ensina que a prática esportiva é uma das ferramentas mais eficazes quando o assunto é superação. Conheci pessoas incríveis e histórias inspiradoras nessa oportunidade. O nosso desejo é que outras regiões se inspirem através dessa iniciativa e que ações como essa sejam promovidas em todo o País”, declarou Rogério Pinheiro, que além de conhecer o projeto aproveitou o momento para vivenciar a prática do surfe com os professores e alunos.

O projeto teve seu início em julho de 2016 e tem como objetivo compartilhar o surfe com pessoas com deficiência.  Gustavim, dono da escolinha PF Surf School; Camila Lima, médica acupunturista e Raíssa Forte, educadora física, foram os responsáveis por dar início ao projeto e desde então se empenham em oferecer experiências inesquecíveis aqueles que nunca imaginaram que poderiam subir em uma prancha.

Localizado na Praia do Futuro, em Fortaleza, A maré vida oferece aulas de surfe gratuitas para qualquer pessoa com deficiência física ou mental que tenha interesse em aprender o esporte além de construir pranchas ecológicas de garrafas pet, capacitar universitários de educação física e promover sessões de acupuntura para pais e cuidadores.

As aulas acontecem as terças e quintas-feiras nos horários de 14h45 e 16h. Desde o início dessa ação, cerca de 320 alunos já tiveram a oportunidade de vivenciar o surfe adaptado. Hoje, além de receber esporadicamente pessoas interessadas em conhecer o esporte, o projeto conta com uma média de 12 atletas fixos.

Incentivo do Governo do Estado

O Governo do Estado também atua no cenário do surfe com o apoio ao projeto Surf Resgatando Sonhos, uma das iniciativas beneficiadas pela Lei de Incentivo ao Esporte. A iniciativa garante a estrutura necessária para quatro escolinhas destinadas a atender a juventude em comunidades do entorno das praias da Barra do Ceará, Leste Oeste, Praia do Futuro e Taíba.

Nesse projeto as aulas de surfe são realizadas de terça a sexta-feira, nos turnos de manhã e tarde, em quatro escolinhas. Os alunos recebem acompanhamento duas vezes por semana, tendo um intervalo de uma hora de duração para cada aula. Para a realização das atividades, cada núcleo recebeu material esportivo completo além de uma equipe especializada, entre professores e instrutores. O Surf Resgatando Sonhos também beneficia crianças, adolescentes e jovens portadoras de deficiência.

Em outra iniciativa, a Secretaria do Esporte e Juventude (Seju) acrescentou em seu certame dos Jogos Escolares 2019 a modalidade do Surfe, tendo como finalidade fomentar ainda mais essa prática esportiva no Estado do Ceará.

 

Serviço

A Maré Vida

Projeto de surf adaptado na PF Surf School (Praia do Futuro, Fortaleza-CE)

Telefone: (85) 988378608

Instagram: @amarevida