Sejuv recebe primeira edição da Jornada Esporte Cidadão

5 de setembro de 2019 - 13:23 # #

 

O evento tem como objetivo divulgar ações, programas e serviços do Governo Federal em função do esporte

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) recebeu nesta quinta-feira (3), a primeira edição da Jornada Esporte Cidadão. A cidade de Fortaleza foi a primeira a receber o evento que percorrerá municípios de diferentes estados do país até dezembro deste ano.

A Jornada do Esporte Cidadão é um evento idealizado pelo Ministério da Cidadania, destinado a agentes públicos, empresários e representantes de entidades sem fins lucrativos a fim de orientá-los acerca de aspectos técnicos relacionados ao planejamento e à gestão da infraestrutura de esporte, além de oferecer instruções de como ter acesso aos programas oferecidos pela Secretaria Especial do Esporte.

O Secretário do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, falou sobre a importância de ser o primeiro Estado a receber o evento. “É um prazer para nós receber a equipe do Ministério da Cidadania, uma preocupação que o Ministro Osmar terra tem em relação ao esporte, que é poder levar recursos aos municípios de todo o Brasil. Como a região Nordeste está dentro das áreas que tem um déficit no recebimento desses programas, hoje poder discorrer e passar para os nossos municípios todas as formas possíveis de captação de recursos é muito importante para o nosso Estado”, pontuou Rogério.

“O Governo do Estado pode centralizar as ações com os municípios, e ideia é exatamente essa, municipalizar. Nossa intenção é mostrar os programas, mostrar como cada município pode ser beneficiado, como eles podem acessar esses programas, como montar os projetos e como se beneficiar desses projetos”, explicou o secretário Especial do Esporte, Décio Brasil.

O secretário Especial do Esporte foi responsável pela abertura da programação, onde no ensejo apresentou a estrutura organizacional da Secretaria Especial do Esporte e seus representantes: Antônio Alcântara, Diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (DIFE), Luísa Parente, Secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Ronaldo Lima, Secretário Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor  (SNFUT), Washigton Cerqueira, Secretário Nacional de Esporte, Educação e Inclusão Social (SNELIS), Mário Brasil, Diretor do Departamento de Infraestrutura de Esporte (DIE) e Emanuel Rego, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR).

O evento acontece até sexta-feira (6), onde a programação conta com palestras abordando temas como: Esporte e Cidadania; Elaboração e captação de recursos para projetos esportivos; Palestra sobre a Lei de Incentivo ao Esporte: oportunidades e aplicabilidade da Lei Estadual; apresentações de Ex-atletas, Workshops, entre outras atividades.