1º Congresso Cearense de Gestão do Esporte reuniu grandes nomes do cenário esportivo regional

27 de maio de 2019 - 14:09 # #

No evento foram debatidos temas como, sistema desportivo nacional, gestão e governança de clubes e federações esportivas cearenses.

O primeiro Congresso Cearense de Gestão do Esporte foi realizado com sucesso no último final de semana, dias 24 e 25 de maio. O evento, idealizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), a Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Bragesp) e com apoio do Grupo de Estudos em Cultura, Esporte e Lazer (Gecel), aconteceu no auditório Blanchard Girão e reuniu grandes nomes do esporte regional para abordar assuntos pertinentes à realidade da gestão esportiva no Estado.

“Fazer Gestão Esportiva em um Estado tão grande e às vezes com recursos escassos, é um grande desafio. Neste evento teremos a oportunidade de trocar experiências com grandes gestores do Estado do Ceará, além disso, o congresso vem atender a uma demanda no que se refere a aprimorar a gestão esportiva”, apontou o secretário do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, em seu discurso de abertura do evento.

Os profissionais e estudantes da área tiveram momentos de muito aprendizado com a ministração de palestras, mesas temáticas, além de um minicurso em Pesquisa e Gestão do Esporte que deu início ao evento, às 13h30 da sexta-feira (24). Houve ainda a primeira palestra com o tema, Análise da organização do esporte brasileiro e a implicação para o desenvolvimento do sistema esportivo nacional e uma mesa temática sobre Gestão pública no Esporte no Ceará.

No sábado (25), segundo dia de Congresso, a programação trouxe palestras sobre Gestão profissional e planejamento estratégico em organizações esportivas, Gestão de clubes esportivos Cearenses: dificuldades e casos de sucesso e Governança em Entidades esportivas, além de mesas temáticas abordando assuntos como, Gestão sustentável de instalações esportivas, Gestão de Federações Esportivas no Ceará e As Ligas no processo de desenvolvimento do esporte brasileiro.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o Secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, a secretária executiva do esporte, Jade Romero, também nomes como Robinson de Castro do Ceará Sporting Club e Marcelo Paz do Fortaleza Esporte Clube, presidentes dos maiores clubes do futebol cearense, bem como o Presidente da Associação Basquete Cearense, Thalis Braga, além dos professores, Thiago Santos, Geraldo Campestrine, Kleber Ribeiro e profissionais que atuam na área esportiva do estado como, Guillermo Sanchis, Rafael de Oliveira, Marcelo Soldon, Jefferson Carvalhal e Eduardo dos Santos.