População de Novo Oriente é beneficiada com inauguração de areninha

13 de maio de 2019 - 09:08 # #

No Sertão de Crateús, a juventude do município de Novo Oriente ganha novas perspectivas de socialização, esporte e lazer com a inauguração de uma nova areninha pelo Governo do Ceará. O equipamento foi entregue na noite deste sábado (11), em cerimônia que contou com a presença do governador Camilo Santana. Com a ação estadual, a população é beneficiada com um espaço adequado para as práticas esportivas, além de área urbanizada e iluminada para a convivência da comunidade local.

Em discurso para a população, o chefe do Executivo reafirmou o compromisso do Estado em levar a política das areninhas a todos os cantos do Ceará. O planejamento do Governo é construir 226 destas estruturas pelos 184 municípios, com investimento total de R$ 112 milhões.

“As areninhas são uma grande política que estamos fazendo em todo o Ceará. Esse equipamento hoje inaugurado não apenas é bonito e moderno, mas também terá atividades permanentes. Nós vamos contratar monitores para realizar projetos sociais, ceder materiais esportivos, tudo para que o município possa ter todos os dias escolinhas de futebol. Assim poderemos descobrir talentos no Novo Oriente, estimular as práticas esportivas, e principalmente tirar o jovem da rua para dentro do campo. Esse é o grande objetivo das areninhas”, destacou Camilo.

Implantado em terreno cedido pela prefeitura da cidade, o equipamento dispõe de campo com grama sintética, refletores, traves, alambrados e vestiários. A área total de intervenção é de 1.200m². A areninha recebeu investimento de R$ 258.136,29.

Para o prefeito de Novo Oriente, Vanaldo Moura, a ampliação do projeto de areninhas é um eficiente planejamento do Governo do Ceará, que por meio de pactuação com as prefeituras municipais, traz um espaço de cidadania e concentra os jovens em atividades produtivas.

“Hoje estamos muito felizes de ver a nossa comunidade receber essa areninha. A nossa população agradece ao empenho do Governo do Ceará. Temos a certeza que podemos contar com o governador para alcançarmos mais conquistas em prol do desenvolvimento de Novo Oriente”.

Também participaram da cerimônia o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, os deputados estaduais Evandro Leitão e Carlos Felipe, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e autoridades da região.

Lugar de paz

O gesseiro Josué Silva, 30, passeava no fim de tarde com a família, quando parou para admirar a estrutura recém-finalizada da areninha tão aguardada pela sua cidade. Ficou contente ao constatar a beleza e qualidade do espaço. Segundo o pai de família, esse será um lugar de paz para seus filhos e todas as crianças de Novo Oriente crescerem cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade.

“Esse campo vai servir para que os nossos jovens se envolvam com coisa boa, esporte, bater uma bolinha. Assim não vão mais ficar sem o que fazer e estarão longes do perigo de se meter com o que não presta”, afirmou.

Jogo inaugural

Já é tradição em todas as inaugurações de areninha que contam com a presença do governador: Camilo Santana e sua comitiva vestem o uniforme, colocam chuteiras e entram em campo para uma partida de futebol que serve de pontapé inicial nas atividades no campinho.

Em Novo Oriente, momento foi marcado pela animação da garotada na torcida durante o jogo, encostada do lado de fora dos alambrados, se divertindo e vibrando com cada lance. O time do Governo do Ceará venceu com goleada de 7 a 0, com dois gols marcados por Camilo.