Arena Multiuso recebe final da 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária

2 de maio de 2019 - 16:26 # #

 

Os Times Novo Horizonte (Tururu) e 1º de Maio (Sobral) ergueram a taça da 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária

A Arena Multiuso recebeu nesta quinta-feira (2) a grande final da 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária entre os times Barra do Leme (Pentecoste) e Novo Horizonte (Tururu) pelo naipe feminino e 1º de Maio (Sobral) e Mulungu (Tururu) pelo naipe masculino. Além das finais oficiais do campeonato houve ainda uma partida de celebração entra o time do MST contra os Amigos do MST.

O secretário de Esporte e Juventude do Estado, Rogério Pinheiro, participou de toda a festividade e interação das equipes na Arena Multiuso. “É um grande prazer receber as equipes dos assentamentos e fechando com chave de ouro a primeira Copa da Reforma Agrária que teve como objetivo a integração dos membros, fortalecendo a amizade dos participantes. Quero parabenizar todas as equipes, são todos vencedores. E neste ano de 2019, queremos realizar a segunda edição da Copa”, pontuou Rogério Pinheiro.

O integrante da direção Estadual do Movimento no Ceará, Eugênio Santos, ressaltou a importância do evento “A Copa Estadual da Reforma Agrária é um evento muito importante para os assentamentos, para o Estado e também para o Movimento dos Trabalhadores do Sem Terra (MST). É o maior evento esportivo trazendo acampamentos e assentamentos do Brasil, e é a primeira vez que um Estado realiza uma copa dessa dimensão no país. Foram 150 times, entre eles 120 masculinos e 30 femininos envolvendo mais de 2500 jogadores, isso demonstra que a luta pela reforma agrária vai para além da ocupação de terra, nos produzimos alimento, produzimos conhecimento, produzimos arte e essa copa é um exemplo disso”.

A disputa da final feminina terminou de 1 x 1 no tempo regular e foi decidida nos pênaltis, quem levou a taça do campeonato foi o time de Novo Horizonte (Tururu). A atleta Mikaeli Soares Rocha, lateral direita da equipe vendedora fala sobre a participação na Copa e a experiência de jogar na Arena Multiuso “Foi muito bom participar dessa competição e ainda sair vitoriosa na primeira edição. Essa foi minha primeira vez aqui na Arena, joguei e ainda ganhei, foi um sonho pra mim”.

No naipe masculino a equipe 1º de Maio (Sobral) levou a sonhada taça e deixou o time Mulungu (Tururu) em segundo lugar. Ainda foram contemplados na premiação os artilheiros e goleiro destaque.

A 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária do Ceará foi um evento realizado pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), juntamente com a Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (Acace) e apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tendo como objetivo oportunizar a prática de modalidades esportivas e atividades nas áreas rurais contribuindo na integração e trocas de experiências entre os jovens que vivem nesses assentamentos e acampamentos.