CFO foi palco para dois grandes eventos esportivos no final de semana

29 de abril de 2019 - 13:51 # #

1ª copa Ceará de Lutas e Copa das Federações de Tênis de Mesa 2019 agitam o complexo esportivo

Dois grandes eventos esportivos agitaram o Centro de Formação Olímpica (CFO) no último final de semana, trazendo mais de 3.200 atletas às quadras para participar da 1ª copa Ceará de Lutas e da Copa das Federações de Tênis de Mesa 2019.

Presente ao certame, o secretário de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, falou que o CFO foi a capital do Esporte no último final de semana “Neste final de semana o Centro de Formação Olímpica (CFO) está em festa. Estamos recebendo dois grandes eventos, o tênis de mesa, onde temos aqui vários atletas federados e crianças atletas que pertencem a um projeto da lei de incentivo ao esporte, e em nosso ginásio principal, a I copa Ceará de Lutas, onde nós temos sete estilos de luta diferentes. Realmente o centro de formação olímpica é a capital do esporte neste final de semana no Estado do Ceará”.

A 1ª copa Ceará de Lutas, um dos maiores eventos de artes marciais do estado trouxe um certame com sete modalidades diferentes, sendo elas judô, boxe, jiu-jitsu, karatê, taekwondo, kung fu e wrestling. O Presidente da Federação Cearense de Judô, José Caldeira Cardoso Neto, falou como se deu o evento “A ideia de juntar várias modalidades em um mesmo campeonato eu já tinha tido há um tempo, mas comentando com outros presidentes de federações sempre pareceu impossível de conseguir realizar, então fui conversando com cada um individualmente e marquei uma reunião para apresentar a ideia onde pra minha surpresa não houve resistência, todos aprovaram e então começamos a construir o projeto”.

Ele ainda explica que cada modalidade usou o evento para realizar competições oficiais como a 2ª edição da Copa Ceará de Judô, uma etapa do campeonato cearense de Karatê e Jiu Jitsu, o campeonato cearense de Box e a seletiva para o campeonato brasileiro de wrestling, além das demonstrações das modalidades de Taekwondo, Kung Fu e Muay Thai.

Já no tênis de mesa, essa foi a 2ª edição da Copa das Federações realizada com o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), recebendo este ano o dobro de participantes em comparação a edição anterior. Foram cerca de 230 atletas oriundos de 33 (trinta e três) clubes de diversos Estados do País subdivididos nos naipes feminino e masculino, nas seguintes categorias: pré-mirim ao veterano e as Classes Paralímpicas (classe 01 ao 11).

Além da Copa das Federações foi realizada em paralelo a competição Intercolegial entre alunos atletas do Projeto Novos Talentos do Tênis de Mesa – capitaneado pelo recurso da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, que busca fomentar a prática do esporte no estado.

O Presidente da Federação de Tênis de Mesa, Valberto Almeida falou da importância do projeto “Estamos agregando nessa copa atletas que já são do projeto novos talentos tênis de mesa, esse projeto é um projeto aprovado pelo Governo do Estado e financiado pela Lei do Incentivo ao Esporte, que está chegando apenas no 11º mês e já trouxe para a competição 200 meninos de 10 escolas públicas que participam do projeto. Além desses meninos disputando o intercolegial, 18 deles já estão disputando oficialmente entre os federados, demostrando o êxito total do projeto, que foi nas comunidades, nas escolas, e conseguiu trazer os meninos para o tênis de mesa. Em menos de um ano trazer meninos, vincular aos clubes e disputar um evento interestadual, nos faz ter certeza de que cumprimos como nossa obrigação e nos deixa muito satisfeitos com o nosso resultado”.