Arena Multiuso Castelão recebeu vistoria de conclusão dos laudos de operacionalização da temporada 2019

21 de dezembro de 2018 - 09:19 # #

Os engenheiros responsáveis fiscalizaram a adequação de toda a estrutura do equipamento

A maior praça esportiva do Estado do Ceará – Arena Multiuso Castelão, passou por uma última vistoria nesta sexta-feira (21), onde foi verificado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) juntamente com um engenheiro civil – credenciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Cearense de Futebol (FCF) –, para que o Governo do Ceará, através da Secretaria do Esporte (Sesporte), possam operacionalizar a estrutura esportiva para a temporada de 2019.

Desta maneira, durante a inspeção, o equipamento passou pela conclusão dos laudos de segurança contra pânico e incêndio, bem como de manutenção civil, dentro da conformidade da Portaria nº 290, de 27 de outubro de 2015, do Ministério do Esporte (ME).

“Recebemos as últimas duas vistorias para a emissão dos laudos de segurança pelo Corpo de Bombeiro e de Engenharia Civil, de acordo com as determinações da CBF, e logo no início do ano, o Governo do Ceará vai apresentar a FCF os quatros laudos competentes para que a Arena Castelão esteja devidamente liberada para receber o primeiro jogo, marcado para o dia 17 de janeiro de 2019”, afirmou o titular da pasta esportiva estadual, Euler Barbosa.

O engenheiro responsável fiscalizou a adequação de toda a estrutura da arena para a finalização do parecer técnico, que correspondem à estabilidade estrutural (cinco anos), engenharia (de dois em dois anos), e dos bombeiros (um ano).

“O nosso estádio de futebol tem uma capacidade em torno de 63 mil torcedores, além de comportar outros oficiais que estão a trabalho. Essa responsabilidade de um engenheiro, inspetor, ela tem que ser avaliada em todos os sentidos, que é acessibilidade e de conforto estrutural, essa é a nossa preocupação, mantendo a segurança antes, durante e depois para que esse público que adentra a esta arena tenha segurança a seus familiares e acompanhantes”, explanou o representante da CBF, engenheiro civil e responsável pelo laudo de vistoria e engenharia, Osmar Delboni.

Estiveram presentes ainda na ocasião, o major do CBMCE, Evandro Amorim, representante da assessoria jurídica da Sesporte, Georgia Rebouças, bem como o coordenador de manutenção da Arena, Jancicleber Avelino, e engenheiros do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Raimundo Viana e Bruno Juvenil.