Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará tem o primeiro projeto em execução

19 de junho de 2018 - 10:38

O Projeto “Novos Talentos” da modalidade do Tênis de Mesa beneficia 800 alunos de escolas públicas

Através dos recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, com o patrocínio da Companhia Energética do Ceará – Enel, intermédio do Governo do Estado através da Secretaria do Esporte (Sesporte) e parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, se inicia o primeiro projeto aprovado pela Comissão de Projetos Esportivos e Paradesportivos Incentivados (CPEPI), o Projeto “Novos Talentos” da modalidade do Tênis de Mesa.

Com o objetivo beneficiar até 800 alunos na faixa-etária de 07 (sete) a 15 (quinze) anos de idade, na qual 10 (dez) escolas públicas da Rede Municipal de Fortaleza foram selecionadas, oferecendo aulas práticas de Tênis de Mesa, no contraturno escolar, durante o período de 12 (doze) meses.

“O passo seguinte para as pessoas oriundas dos Novos Talentos é de inclusão e profissionalização no Tênis de Mesa. Por isso, estamos trabalhando forte com a base, tendo o propósito de que não sejam abandonados após o término do projeto. Inclusive estamos com o pensamento de uma segunda fase, para que sejam inseridos na modalidade, porém com um nível técnico melhor, onde podemos fazer um trabalho intensivo com treinamentos específicos e até desafios para a seleção do Estado”, comenta o presidente da Federação dos Mesatenistas do Ceará (FMC), Valberto Almeida.

No primeiro momento, foi realizado o Curso de Formação dos Professores das Escolas Públicas, ministrado pelo coordenador técnico da Seleção Brasileira, Lincon Yasuda, onde foi concedida aos profissionais envolvidos a Certificação Internacional. O projeto tem a supervisão dos técnicos da FMC.

No total, 15 (quinze) pessoas foram formadas e são estes profissionais irão atuar diretamente nas escolas públicas junto à Secretaria de Educação do Município, através de um convênio de Cooperação Técnica com a Federação. As escolas foram escolhidas com base na questão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da região onde ficam situadas essas instituições escolares, com a ideia de beneficiar os alunos e as pessoas das comunidades. O programa do Governo do Estado, o “Pacto por um Ceará Pacífico”, também foi um dos pontos levados em consideração para definição das instituições de ensino.

Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará

A lei foi criada no ano de 2014. A mesma constitui na possibilidade de incentivo fiscal para fomentar projetos de caráter esportivo e paradesportivo, mediante patrocínio e doação de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

19.06.18
Assessoria de Comunicação da Sesporte – (85) 3101.4415 / 98732.1976