Conselho Estadual do Desporto é assunto debatido no I Seminário de Gestão Pública Municipal do Esporte da Aprece

15 de junho de 2018 - 10:28

Momento foi de explanação e integração dos gestores municipais, com a intenção alcançar recursos e fortalecer o Esporte no Ceará

Com o objetivo de difundir a informação e todo o conteúdo de caráter relevante na administração pública, a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), através do titular da pasta, Euler Barbosa, participou nesta sexta-feira (15), no auditório José Amorim Sobreira, do I Seminário de Gestão Pública Municipal do Esporte da Aprece.

No terceiro e último dia de seminário, foram debatidos questões sobre o Conselho Estadual do Desporto, tendo como principais pontos: contribuições e competências, importância e necessidade de implantar os Conselhos Municipais, bem como foram explanados assuntos a cerca da Lei de Incentivo ao Esporte, sendo uma das principais ferramentas de captação de recursos para os municípios.

A Sesporte deu suporte a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) na realização do seminário, colaborando com conhecimento e na aproximação dos gestores do Ceará. “Foram três dias de intenso debate, e da parte do Governo do Estado, nós conseguimos passar para os gestores municipais informações úteis sobre a Lei de Incentivo ao Esporte Estadual, sobre o cotidiano dos projetos da Sesporte, mas muito mais foi essa integração com os municípios, onde nós conseguimos passar os esclarecimentos necessários e estimular a criação dos Conselhos Municipais do Desporto e dos Fundos Municipais de Esporte, que impactam diretamente nas finanças dessas regiões do interior do Estado”, comenta Barbosa.

O membro do Conselho Estadual do Desporto, Mauro Benevides Neto, enfatiza sobre a relevância da Lei de Incentivo ao Esporte, bem como a criação dos Conselhos Municipais. “O Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Juventude (FUNDEJ) hoje tem quase 10 milhões de receita, e apenas com a Lei de Incentivo ao Esporte neste ano, foram disponibilizados 12 milhões, e com isso já se deu um aumento significativo no volume de receitas para o esporte. Agora se os municípios passarem a ter os seus próprios conselhos e nós conseguimos achar fontes de receita para eles, vamos poder ir lá à ponta, buscando e priorizando a questão dos alunos de base – cuidando, educando e trazendo para um ambiente controlado – haverá muitos benefícios”, finaliza.

Estiveram no encontro ainda a analista de Esporte e Juventude da Aprece, Márcia de Paula Sousa; o prefeito de Umirim, Felipe Uchôa; o vereador de Quixeramobim, José Wilson Paulino; além dos gestores municipais de esporte, técnicos e profissionais da área esportiva.

Fotos: Izaias Vieira

15.06.18