Sesporte participa do I Seminário de Gestão Pública Municipal do Esporte da Aprece

13 de junho de 2018 - 10:22

A intenção do momento é de disseminar informação relevante no esporte e promover debates na área da administração pública e gestão esportiva

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), através do titular da pasta, Euler Barbosa, participou nesta quarta-feira (13) do I Seminário de Gestão Pública Municipal do Esporte da Aprece.

O objetivo do seminário é difundir a informação e todo o conteúdo de caráter relevante na administração pública, visando promover debates no sentido de estimular o desenvolvimento de soluções na área, propagando a boa prática para o aprimoramento da gestão esportiva nos municípios.

“Esse tipo de oportunidade que a Aprece criou tem que ser aproveitado ao máximo. Tudo o que será tratado nesses próximos dias é de suma relevância. Quem faz esporte tem paixão e faz porque gosta. Por isso, esse seminário é importantíssimo para nós sentarmos, pensarmos e avaliarmos o desenvolvimento do esporte em todo o Ceará”, disse Barbosa.

A analista do Esporte e Juventude da Aprece, Márcia de Paula, relata a ocasião como um espaço de fomento esportivo no estado “O seminário foi pensando como algo realmente a contribuir, principalmente nas leis de captação de recurso e a questão do Conselho Municipal do Esporte. Foi proposto ao Governo do Estado e o secretário Euler Barbosa abraçou a causa, onde nós pensamos em realizar o diagnóstico do esporte em encontros regionais, onde tem como intenção a realização de um plano de desenvolvimento da política estadual do esporte, para que realmente possamos fazer o esporte acontecer”, comenta.

Durante o primeiro dia seminário houve palestras com os seguintes temas: “Projeto Inteligência Esportiva: os desafios da gestão e da governança em organizações do esporte”, mediada pelo professor doutor e vice-presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP), Thiago de Oliveira Santos; “Gestão de Instituições Públicas”, ministrada pelo professor mestre do IFCE, Kleber Augusto; e “Rede Cedes: Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Ceará”, palestrada pelo professor doutor do IFCE, Basílio Rommel. Lembrando que o evento segue até a sexta-feira (15).

A mesa foi composta pelo chefe do Departamento de Educação Física e Esporte da Pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Cleber Augusto Ribeiro; e o coordenador do Curso de Gestão Desportiva e Lazer do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Emanuel Alves Carneiro. Estiveram presentes ainda na abertura os secretários municipais, prefeitos, gestores do esporte, federações e associações esportivas oriundas dos 184 municípios cearenses.

Foto: Izaias Vieira

13.06.18