Ginasta cearense vira o jogo e leva quatro medalhas nos Jogos Escolares

11 de novembro de 2014 - 09:48

A nordestina Vanessa Tavares desbancou estados tradicionais e provou a força do Ceará na modalidade

Sexta colocada na fase classificatória nos aparelhos arco, bola e maças, a cearense Vanessa Tavares, do Colégio Paiva Andrade, superou capixabas e paranaenses na final da ginástica rítmica. Em disputa válida pelos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa de 15 a 17 anos, a nordestina fez apresentações perfeitas e garantiu quatro medalhas na competição, em João Pessoa (PB): duas pratas (arco e bola) e dois bronzes (maças e individual geral).

Vanessa foi a primeira ginasta a se apresentar na tarde deste domingo, dia 9, no Ginásio O Ronaldão, no aparelho arco. A responsabilidade da estreia não foi um problema para a jovem, que garantiu a nota 11,150. “Eu me concentrei bastante, estava focada e pretendia sair muito bem das competições. Na fase classificatória não fui tão bem quanto hoje. Eu perdi aparelho e perdi nota em dificuldade, mas na série de hoje deu tudo certo. Eu estava me sentindo muito confiante”, diz a atleta da seleção brasileira de conjunto, vice-campeã pan-americana juvenil.

Focada nos treinamentos, Vanessa afirma que perder finais de semana e abrir mão de passeios e festas com as amigas faz parte da rotina de um atleta que tem objetivos traçados. “Abri mão de passeios no final de semana, festinhas e shopping. Eu vou, mas eu prefiro treinar a sair para passear. O que eu mais faço é treinar e estudar. O meu treinamento é por alguns anos e terei o resto da vida para passear e me divertir”, comenta.

Além da sergipana Marcela Almeida, décima colocada na classificação individual geral, Vanessa é a única representante nordestina na final da única modalidade exclusivamente feminina dos Jogos Escolares da Juventude. Para ela, a medalha tem um peso além do físico. “No Ceará a ginástica mal começou. É muita responsabilidade representar o Nordeste na final. Foi difícil, mas me saí muito bem. Se tudo der certo estarei aqui por mais dois anos”, prevê a medalhista de 15 anos.

Para a técnica Ester Azevedo, uma das fundadoras da Federação de Cearense de Ginásticas, a modalidade está ficando cada vez mais forte em todo o país e as conquistas da Vanessa são uma prova de que todas as regiões podem ter atletas de alto rendimento. “Ela é uma grande menina, uma grande ginasta e uma excelente aluna. O mérito dessa medalha é todo dela. Hoje, o nordeste nada a braçadas largas para alcançar o nível das atletas de estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo”, destaca.

Ao final das competições, a atleta pan-americana e embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude, Angélica Kvieczynski fez uma apresentação de gala. “Eu apresentei uma música que usei em competições. Foi algo improvisado, mas uma coreografia com mais beleza e menos dificuldade. Com isso, passo para as meninas mais novas a experiência de uma ginasta que não tem mais vergonha de se expressar para os árbitros e ficar livre em quadra”, afirma.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Fonte: http://jogosescolares.cob.org.br