Fortaleza olímpica

24 de janeiro de 2011 - 10:25

Atual secretário do Esporte, Gony Arruda almeja trazer para Fortaleza competições de vela das Olimpíadas do Rio de Janeiro

Indicado pelo governador Cid Gomes para ocupar a Secretaria do Esportedo Ceará (Sesporte), o deputado estadual Gony Arruda, 38, estálicenciado da Assembleia Legislativa, onde foi eleito para o seu quartomandato. Ele assume agora o desafio de comandar a pasta do esporte, atéentão ocupada por Ferruccio Feitosa, apontado como um dos destaques dosecretariado do Governo Cid Gomes na primeira gestão. Ferruccio segueagora na Secretaria Especial da Copa.

Gony Arruda diz ter dois projetos bem definidos à frente da Sesportenos próximos dois anos. Quer construir um Centro Olímpico em Fortaleza,com o objetivo de investir na formação de atletas em váriasmodalidades, e incluir a Capital Cearense na rota das Olimpíadas de2016, que será realizada no Rio de Janeiro. O secretário do Esporte doEstado vai tentar fazer com que Fortaleza possa sediar algum esporte devela e um dos grupos da disputa do futebol.

O POVO – O que muda na Secretaria do Esporte com o início da segunda gestão do governador Cid Gomes?

Gony Arruda – Não tem porque mudar. Nós vamos é dar sequênciaaos bons programas que já existem. O nosso esforço será ampliar onúmero de jovens beneficiados pelos programas aqui da secretaria. Aminha intenção é ter uma interlocução com todos os segmentos esportivosdo Estado do Ceará. Estou à disposição de todos os presidentes defederações. Vamos ter aqui um canal aberto permanente com todos osesportes.
 
OP – Como fica a Sesporte com os cortes no custeio da máquina anunciados pelo governador Cid Gomes para este ano de 2011?

Gony – Este primeiro ano do segundo mandato do governador,claro, vai ser de mais contenção. As federações têm de entender estemomento de ajuste para os próximos quatro anos. Mas o Ferruccio(Feitosa) me disse que os recursos da secretaria (do Esporte) foramaumentados em 10 vezes pelo governador na gestão anterior. Agora, ele(Cid Gomes) me falou que quer aumentar em três vezes o volume derecursos. Só que agora é um momento de ajustar a máquina governamentalpara poder dar um salto.

OP – Como vão ficar os programas do Bolsa Atleta e Bolsa Esporte que ajudam atletas de alto rendimento e também os mais carentes?

Gony – Todos os programas a gente tem de manter e ampliar. Eu,por exemplo, já quero brigar por recursos para ampliar o programaSegundo Tempo que hoje já beneficia 46 mil alunos no Ceará.

OP – O que está projetado nesse novo momento na Secretaria do Esporte do Estado?

Gony – O principal é a construção de um grande Centro Olímpicodo Ceará. Já iniciei alguns contatos para elaborar um projeto emparceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Este é um desejo dogovernador. O projeto contempla um ginásio para grandes eventos. Vamosfazer pista de atletismo, piscina olímpica, para saltos ornamentais, umvelódromo, quadras de vôlei de praia e de tênis. Uma logística paraficar à disposição das federações e atuar na formação de atletas.

OP – Este é um projeto para quando?

Gony – Para este governo Cid. O governador quer entregar até ofinal do seu governo, dentro desses quatro anos. Quando ele (Cid Gomes)me convidou para a secretaria, me deu duas missões. Uma era a questãodo Centro Olímpico e outra a de tentar de alguma forma trazer uma provadas Olimpíadas de 2016 para o Ceará. Um esporte de vela e o futebol. Jáé tradição a cidade que sedia a Olimpíada compartilhar a modalidade dofutebol com outras cidades.

OP – O senhor viajou ao Rio de Janeiro para fazer alguns contatos com o COB. Com quem foram esses contatos?

Gony – Eu falei com o Bernard (Rajzman), que é um grandeauxiliar do (Carlos Artur) Nuzman, do COB. O Bernard é ex-atleta,ex-ministro dos Esportes e meu amigo pessoal. Ele pode nos ajudarbastante na elaboração desse projeto. Tive contato também com oex-secretário dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, CláudioVersciane. O Rio de Janeiro é o lugar onde está a sede do COB e da CBF.É onde eu vou buscar apoio para atingirmos o nosso objetivo. Temos quetrabalhar com antecedência para fazermos essas articulações.

PERFIL
Nome completo: Esmerino Oliveira Arruda Coelho Júnior
Partido: PSDB
Idade: 38 anos
Profissão: Administrador de empresas, formado pela Faculdade Cândido Mendes (RJ)
Cargos públicos que já ocupou: deputado estadual, onde foi secretário,vice-presidente e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará
Cargos no esporte: diretor e vice-presidente do Flamengo (RJ), de 1993 a 1996

Rogério Gomes
rogeriogomes@opovo.com.br

(Fonte: O Povo/ Esportes)