Federação Internacional de Esporte Escolar sorteia chaves do Mundial de Futebol Escolar

21 de janeiro de 2011 - 10:25

A competição que envolve 23 países será realizada em Fortaleza de 10 a 18 de abril

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e a Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF) realizam nesta sexta-feira, dia 14, o sorteio das chaves do 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar que ocorrerá de 10 a 18 de abril deste ano, em Fortaleza. O evento acontece às 10 horas no auditório Blanchard Girão, localizado no estádio Castelão.

Organizado pela ISF e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o Campeonato contará com 36 equipes (12 do sexo feminino e 24 do masculino) de 23 países filiados ao ISF.  São eles: Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Bélgica, Bulgária, Brasil, Chile, China, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Itália, Irã, Luxemburgo, Peru, República Checa, Suécia e Turquia.

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a competição iniciada em 1972. Sendo Fortaleza a cidade-sede, o País será representado por duas equipes: uma cearense e outra vencedora da seletiva nacional que acontecerá em março. No momento do sorteio, o Brasil terá suas equipes intituladas por A e B, cujos nomes serão conhecidos quando terminar a seletiva. Os demais países já têm definidas as seleções que participarão do Campeonato.

Além de promover o a prática desportiva, a Sesporte e a CBDE buscarão uma parceira com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para firmarem o compromisso de facilitar o intercâmbio cultural entre os países. De acordo com o presidente da CBDE, Sérgio Rufino, há a intenção de levar representantes das nações participantes a escolas públicas de Fortaleza para que os estudantes conheçam a cultura de outros locais.

Estarão presentes no sorteio das chaves, os secretários do Esporte do Estado, Gony Arruda; de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, além de representante da Seduc; o presidente da CBDE, Sérgio Rufino; o secretário geral da CBDE, Robson Aguiar; o presidente da comissão técnica de futebol da ISF, Hasan Ceylan, o delegado da ISF, Héctor Cabrera, e entidades esportivas do Ceará.

Do Campeonato – Cerca de 1000 atletas participarão da competição. As equipes masculinas vão ser divididas em seis grupos com quatro times. Já as equipes femininas vão se dividir em dois grupos de seis times. Os jogos acontecerão na Universidade de Fortaleza (Unifor), na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), no Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten) e no Centro de Treinamento Uniclinic.

Serviço:

Sorteio das chaves do Campeonato
Local: Auditório Blanchard Girão.
Avenida Alberto Craveiro, 2901 – Estádio Castelão.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado