Amontada recebe final do Circuito Cearense de Skate

20 de dezembro de 2010 - 08:03

O campeonato conta com o apoio da Sesporte e será realizado durante os dias 18 e 19 de dezembro

O município de Amontada, que fica a 157 km de Fortaleza, recebe a última etapa do Circuito Cearense de Skate neste final de semana. Durante os dias 18 e 19 de dezembro, além das decisões dos títulos das cinco categorias em disputa (Amador I, Amador II, Feminino, Iniciante e Mirim), o evento contará com a presença das feras do skate como Anderson Resende, Álisson Pardal, Carlos Trator, Willian Doug, Edvânia Pepêta, Nenem, Lucas Rabelo e Yago Juan.

O palco da competição é a Pista Pública de Skate de Amontada, inaugurada em 2009 pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), e também local de uma escolinha de skate para crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos. O professor é o skatista Jesmiel Alves, de 21 anos, mais conhecido por Miel.  Com o apoio do governo do Estado, através da Sesporte, ele conseguiu montar a escolinha que hoje atende 150 alunos. O número de participantes quase dobrou desde o início do projeto. Para fazer parte, o professor diz que eles precisam ter bom desempenho no colégio. “Tem de ser bom no skate e na escola”, afirmou.

Segundo Miel, os alunos estão animados com a final do Circuito em Amontada. “Eles estão a mil, pois essa é a primeira oportunidade que têm de ver de perto os atletas amadores em quem se espelham”, comentou. Alguns dos alunos, entre 10 e 14 anos, mais do que assistirem, vão para a pista mostrar o que sabem para a plateia.

Iniciativa Pioneira
O Circuito Cearense de Skate conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, que, através da Sesporte, tem promovido uma iniciativa pioneira no País de gestão brasileira na expansão e no desenvolvimento social da modalidade.

Ao todo, estão sendo construídos 25 equipamentos modernos em todo o estado, que possibilitam arrojadas manobras das categorias Street, com obstáculos como bancos, corrimões, muretas, escadas, rampas na entrada de garagens, buracos, barrancos e paredes. Doze pistas já estão concluídas nos municípios de Fortaleza (Vila Olímpica do Conjunto Ceará), Camocim, Amontada, Maranguape, São Benedito (Vila Olímpica), Caucaia, Juazeiro do Norte, Campos Sales, Tauá, Canindé, Limoeiro do Norte e Iguatu.

Local: Pista Pública de Skate no Município de Amontada/CE.

• Sábado (18)

15h – Abertura do evento
15h30 – Início da Competição com as categorias: Mirim, Iniciante, Feminino e Amador II
21h – final dos trabalhos do sábado.

• Domingo (20)

15h30 – Início da Competição com as categorias: Amador II e Amador I
19h – encerramento do campeonato
19h30 – Entrega da premiação e troféus aos homenageados: secretário estadual do Esporte, Ferruccio Feitosa, e o prefeito de Amontada, Edivaldo Assis de Jesus