Projeto Mão Amiga inaugura novo núcleo voltado para Esportes Náuticos

18 de dezembro de 2010 - 11:46

Com inscrições abertas, o núcleo atenderá cerca de 50 crianças de comunidades carentes

O tempo “bonito pra chover” da manhã da última quinta-feira, dia 16, não desmotivou crianças do projeto “Mão Amiga” da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e professores da Faculdade Estácio FIC de irem à Praia do Mucuripe para a aula inaugural do “Esportes Radicais”. Um novo programa do Mão Amiga, voltado para crianças de comunidades pobres, que incentiva a prática de esportes náuticos, como vela e surf, e ainda orienta sobre salvamento e proteção ao meio ambiente.

Com inscrições abertas, o núcleo atenderá cerca de 50 crianças, sendo voltado principalmente para aquelas que residem em áreas de risco. O pontapé inicial foi dado, mas as aulas só terão início em fevereiro de 2011. Segundo a diretora geral da Estácio FIC, Ana Flávia Chaves, o projeto tem caráter permanente para oferecer o ensino dos esportes náuticos aos alunos de Educação Física e dar a crianças carentes a oportunidade de praticá-los. “Esse projeto já é um preparo pra que esses profissionais possam atender no futuro à demanda de 2014”, acrescentou a diretora confiante de que o turismo  deve gerar oportunidades para quem trabalha com práticas náuticas.

De acordo com o professor Fernando Landim, que está à frente do núcleo, os alunos vão ter aulas teóricas, em que aprenderão sobre as partes de um barco como proa, popa e convés, e depois haverá a iniciação da prática. A ideia é ensinar de forma gradual a atividade às crianças para que um dia elas se tornem atletas. “A vela é o esporte olímpico com mais medalhas no Brasil. No Ceará, temos boas condições de mar e excelente tempo o ano todo, no entanto temos poucos atletas de vela em Fortaleza”, afirmou Landim.

Na aula inaugural, os aprendizes já tiveram um primeiro contato com o mar. “Estou me tremendo de medo ainda, mas foi muito show”, disse eufórica Vitória dos Santos, de 10 anos, que revelou ter velejado pela primeira vez.. Alexandro Nascimento, de 12 anos, também “marinheiro de primeira viagem”, concordou com a colega e disse que pretende continuar no projeto.

Projeto Mão Amiga
Em parcerias com entidades particulares, o Projeto da Sesporte busca oferecer a prática de modalidades esportivas diferenciadas como uma forma de inclusão social a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Atualmente, o “Mão Amiga” está implantando em 28 núcleos, sendo 11 em Fortaleza e 17 no interior do Estado, atendendo a cerca de 1,5 mil jovens atletas.

Serviço:
Inscrições: Andréa Benevides –  (85) 3270-6747
Início das aulas: Fevereiro
Número de vagas: 50
Público-alvo: crianças de áreas de risco

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415