Cid Gomes autoriza reforma do Castelão para a Copa

14 de dezembro de 2010 - 16:49

A obra conta com recursos globais de R$ 518.606 milhões, o que inclui a operação do estádio por 8 anos

Em dois anos o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão) será entregue à população cearense totalmente reformado e ampliado. Nesta segunda-feira (13), o governador  Cid Gomes assinou a ordem de serviço para início das obras de modernização do Castelão, que em 2014 sediará a Copa do Mundo FIFA Brasil. O novo Castelão será o maior equipamento esportivo do Nordeste, com 67.037 assentos. O estádio também passará por intervenções na área externa, com a construção de um estacionamento coberto e do edifício-sede da Secretaria do Esporte (Sesporte), totalizando um investimento de mais de R$ 518 milhões. Na ocasião foi assinado o contrato de financiamento de mais de R$ 315 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Como destacou o Governador, a reforma no Estádio tem o menor preço se comparado aos outros estádios brasileiros de porte igual ao Castelão. “Fazendo uma relação entre valor da obra por assento e chegamos a um valor que é o de menor custo do Brasil para adaptação de uma arena para a Copa do Mundo de 2014”, explicou Cid. Ainda segundo ele, através da concorrência pública, o Governo Estadual conseguiu uma economia de R$ 230 milhões, quando comparando os valores que as empresas apresentaram durante o processo licitatório. “Do preço inicial proposto no Edital, conseguimos ainda economizar cerca de R$ 99 milhões. Toda essa economia foi graças ao empenho que o Governo teve desde o começo em assegurar a concorrência”, explicou Cid.

Entre os destaques da reforma do Castelão, está a aproximação da área que separa o acesso dos torcedores sentados nas cadeiras inferiores do gramado, que passará de 40 metros para 19 metros. Também serão modificadas as cabines de imprensa, camarotes, vestiários e túneis de acesso ao campo. Será construído um restaurante, mídia center, área de hospitalidade, lounge e área VIP. Uma nova coberta protegerá integralmente os torcedores, e as cadeiras do estádio serão retráteis. Já o novo estacionamento abrigará 1.750 veículos. O contrato inclui ainda a operação do estádio pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) – formada pela empresas Galvão Engenharia S/A, Saveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA – pelo período de oito anos.

“Essa é um obra diferente das demais que irão acontecer nos estádios brasileiros, por contemplar ainda a área externa. Essa área receberá um amplo estacionamento e uma praça”, destacou o secretário estadual do Esporte, Ferruccio Feitosa. O secretário lembrou ainda que as obras começarão pela parte externa e só no final de março de 2011 na parte interna. “Isso permitirá a realização dos clássicos do primeiro turno do Campeonato Cearense de 2011”, explicou.

Com a reforma e ampliação, o Castelão será o único do Nordeste com capacidade para sediar um dos jogos da semifinal da Copa do Mundo, já que a Fifa exige no mínimo 60 mil assentos. Segundo informou Cid Gomes, o Governo do Estado também formalizou o pedido ao Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA, para que no equipamento sejam realizados jogos da Copa das Confederações da FIFA, que antecede em um ano a Copa do Mundo. “Temos ainda a intenção de fazer uma festa antes do jogo de abertura da Copa”, concluiu Cid.

Obras para a de Copa 2014

Durante o evento, o Governador falou das intervenções que acontecerão na capital cearense para receber a Copa do Mundo, que envolve ações do Governo do Estado, Governo Federal e Prefeitura de Fortaleza. Em nível estadual, além da reforma do Castelão, haverá uma linha Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ligando os bairros Mucuripe e Parangaba, com estação no entorno do Castelão.

O Governo Federal está encarregado de ampliar o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Prefeitura de Fortaleza em melhorar as vias de acesso ao Estádio. “Toda a área do entorno do Castelão será beneficiada com obras de esgotamento sanitário. Esse conjunto de intervenções, motivados pela Copa de 2014, trarão um impacto muito positivo para a população da nossa cidade”, finalizou Cid.