Muita animação e alegria nos Jogos da FelizIdade

25 de novembro de 2010 - 18:21

As competições continuam até sexta-feira das 8h às 11h30 na Vila Olímpica da Messejana

Cerca de 800 idosos participaram na manhã desta quarta-feira, dia 24, da cerimônia de abertura da 4ª edição dos Jogos da FelizIdade, promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Para iniciar a atividade esportiva, além de ter sido acesa a tocha olímpica, as cinco Vilas Olímpicas administradas pela Sesporte fizeram apresentações culturais. Os jogos são realizados na Vila Olímpica da Messejana e vão até sexta-feira, dia 26.

O secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, destacou a importância do projeto para reverter os problemas de saúde suscetíveis às pessoas sedentárias. “Estudos recentes apontam que a população brasileira está cada vez mais fadada a ter problemas de saúde por conta do sedentarismo. Vocês são um exemplo vivo de que estão em plena saúde”, disse. Ferruccio Feitosa também destacou que os idosos do projeto dão o exemplo para os mais jovens. “É impossível que uma pessoa jovem sedentária olhe para vocês e não queira mudar de vida”, declarou. 

Uma das mais animadas no evento era a dona Maria Vanir da Silva, de 61 anos. Ela começou a se exercitar e a se preocupar mais com a saúde há cinco anos, depois que o marido faleceu. E se antes era triste e reclamava das constantes dores no corpo, hoje Vanir nem lembra mais. “Considero-me uma moça de 15 anos”, disse orgulhosa por ter rejuvenescido.

A jovem da terceira idade participa do projeto FelizIdade em Messejana há pouco menos de um ano. “Eu pretendo viver o resto da minha vida aqui”, enfatizou. Vanir faz ginástica e caminhada diariamente. Os resultados da mudança de hábito foram só positivos. Passou a ter mais disposição para viver, emagreceu e arranjou até um namorado. O projeto é também uma forma de sociabilidade para ela, um ponto de encontro com as amigas que diz amar.

Durante os dias de competição, as atletas das Vilas de Messejana, Castelão, Conjunto Ceará, Genibaú e Canindezinho vão participar de cinco modalidades (Basquete Point, Vôlei Adaptado, Futebol Gigante, Corrida de Revezamento (caminhada), Jogos de Tabuleiro – dominó, dama e xadrez). Segundo a professora de educação física e coordenadora do evento, Ruth Ferreira, cerca de 500 idosos devem competir nos jogos. 

Projeto FelizIdade – Criado em 2007 para incentivar o esporte e a saúde entre as pessoas da terceira idade,  o projeto atende as comunidades das cinco Vilas Olímpicas (Conjunto Ceará, Genibaú, Messejana, Castelão, Canindezinho e São Benedito) administradas pela Secretaria. O programa visa a recuperar a auto-estima das pessoas da melhor idade, proporcionando um lazer contínuo com atividades recreativas e sócio-esportivas e culturais. Atualmente, o projeto atende cerca de 1000 idosos, com faixa etária a partir de 50 anos, distribuídos nas cinco Vilas Olímpicas.

Programação

  • Data: 24 de Novembro (Quarta)

8h – Chegada das Delegações
9h – Cerimônia de Abertura
Apresentações: Vila Olímpica de Messejana e Castelão: Aulão
Vila Olímpica do Canindezinho: Dança: “África de Todos Nós!”
Vila Olímpica do Genibaú: Dança: “Mulher Rendeira”
Vila Olímpica do Conjunto Ceará: Ginástica Ritmica nas alturas
10h – Lanche
10h30 às 11h – Jogos de Basquete
11h30 – Encerramento

  • Data: 25 de Novembro (Quinta)

7h30 – Chegada das Delegações
7h30 às 8h – Vivência: Tai-Chi-Chuan
8 às 11h – Jogos de Dama e Xadrez
8 às 9h30 – Jogos de Futebol e Vôlei
9h30 – Lanche
9h30 – Vivência: Dança do Ventre
9 às 11h30 – Jogos de Basquete
11h30 – Encerramento

  • Data: 26 de Novembro (Sexta)

7h30 – Chegada das Delegações
7h30 às 8h – Vivência: Massoterapia
8h às 10h – Atletismo e Jogos de Basquete e Vôlei
10h – Lanche
10h – Palestra Educativa
8h às 11h – Jogos de Tabuleiro: Dominó e Cartas

  • Data: 26 de Novembro (Sexta)

Local: a definir
Horário: 18h às 21h
Baile do Idoso

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415