Mundial de Formula Windsurf começa nesta quarta-feira em Fortaleza

28 de outubro de 2010 - 07:59

Com o apoio da Sesporte, o Wind Brasil 2010 reúne até domingo cerca de 30 velejadores de cinco países

Alguns dos melhores velejadores do mundo começam a disputar, nesta quarta-feira, o Wind Brasil 2010 – Mundial de Formula Windsurf, que acontece até domingo, em raia montada em frente do Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE). Realizado com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (Sesporte), a expectativa é que 30 competidores participem do torneio. Já confirmaram presença atletas da Dinamarca, Austrália, Portugal, Polônia e Brasil. A primeira regata, das quatro programadas, deve ter início ao meio-dia (13h de Brasília).

O cearense Gabriel Browne, 19 anos, vencedor da edição do ano passado e que, no último domingo, sagrou-se campeão brasileiro no mesmo local da competição internacional é um dos favoritos. 'Estou confiante, mas não vai ser fácil ganhar o bicampeonato', afirmou Biel, como é chamado pelos amigos do windsurf. Outros fortes candidatos à vitória são o catarinense Wilhelm Schurmann, o baiano radicado em Ilhabela (SP) Paulo dos Reis e os irmãos Vítor e Fábio Melo, ambos do Ceará.

O polonês Wojtek Brzozowski, os australianos Steve Allen e Sean O´Brien, o português Miguel Martinho e o dinamarquês Kurosh Kiani são os estrangeiros com maiores chances de subir ao degrau mais alto do pódio.

Destaque maior para Steve Allen, que tem dez títulos mundiais no currículo, mas nunca venceu um evento internacional no Brasil. 'Já terminei em segundo, em quarto, e em terceiro no ano passado. No Brasileiro fiquei em primeiro lugar acho que em 2001, não me lembro ao certo. O australiano chegou à capital cearense no início da tarde desta terça-feira, junto com Wojtek . 'A minha base é na Polônia, por isso viajei com ele', lembrou Allen.

Wojtek Brzozowski disse, em tom de brincadeira, que seu objetivo no Wind Brasil 2010 – Mundial de Formula Windsurf é terminar em primeiro lugar empatado com Steve Allen. 'Somos grandes amigos e esse seria o melhor resultado', afirmou. No ano passado, ele ficou na quarta colocação. 'Na verdade, quero um resultado melhor agora', acrescentou o velejador sete vezes campeão mundial.

Disputas equilibradas e alto nível técnico – 'O nível técnico dos velejadores que estão aqui em Fortaleza é muito alto, o que promete disputas equilibradas até domingo', analisou Teka Lenz, presidente da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS).

O diretor da Arrow Marketing, Décio Sanford, concorda com Lenz. 'Em seus 14 anos, o Wind Brasil consagrou-se no cenário internacional e hoje figura entre os maiores eventos de windsurf do mundo. E esta edição não será diferente', afirmou Décio Sanford, na Arrow Marketing.

Resultado do Wind Brasil Fortaleza 2009

1º Gabriel Browne (BRA) – 28 pontos perdidos
2º Alberto Menegatti (ITA) – 34
3º Steve Allen (AUS) – 40
4º Wojtek Brzozowski (POL) – 48
5º Wilhelm Schurmann (BRA) – 50
6º Paulão dos Reis (BRA) – 56
7º Jesper Vesterstrom (DIN) – 62
8º Fábio Melo (BRA) – 82
9º Ricardo 'Bimba' Winicki (BRA) – 95
10º Victor Melo (BRA) – 95
11º Dennis Little (HOL) – 98
12º Mathias Pinheiro (BRA) – 123
13º Marco Begalli (BRA) – 136
14º Kuroshi Kiani (DIN) – 145
15º João Henrique Filho (BRA) – 174

O Wind Brasil 2010 – Mundial de Formula Windsurf, válido para a definição dos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC), é uma realização da Arrow Marketing. O apoio é do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS).

Site oficial – www.windbrasil.com

Informações à imprensa:

Giselle Soares – VSM Comunicação
Telefone: (85) 3456.6100 / 9905.6310

Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica