“””É o maior instrumento de disseminação da prática esportiva””, diz ministro”

17 de setembro de 2010 - 09:44

O ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve nesta quinta-feira (16), em Fortaleza (CE), acompanhando a realização das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010, etapa de 12 a 14 anos. Encantado com o projeto, Orlando fez questão de dar destaque aos números de jovens envolvidos em todas as etapas (municipal, estadual e nacional) do maior evento esportivo estudantil realizado no Brasil. Ao todo, mais de 1,1 milhão de crianças de 3.955 municípios brasileiros (71% do total) participam da fase estadual da competição. 

'Hoje em dia, as Olimpíadas Escolares são o maior instrumento de disseminação do esporte entre a juventude brasileira. Os números são impressionantes. Na etapa nacional, aqui em Fortaleza, temos mais de cinco mil pessoas envolvidas entre atletas, dirigentes e profissionais. Todos comprometidos com o desenvolvimento do esporte brasileiro', disse Orlando.

Durante sua passagem pela capital cearense, o Ministro do Esporte confraternizou com os atletas no Centro de Convivência da competição, localizado no Mucuripe Club, onde almoçou no mesmo refeitório onde os alunos/atletas fazem suas refeições. No Mucuripe, Orlando entregou uma medalha de participação aos atletas Shelda Bede (vôlei de praia) e Thiago Monteiro (tênis de mesa), embaixadores das Olimpíadas Escolares. Depois, acompanhado do diretor geral do evento, Edgar Hubner, e do secretário do Esporte do Ceará, Ferruccio Feitosa, acompanhou algumas disputas na Universidade de Fortaleza (Unifor). 

Orlando fez questão de afirmar que a importância das Olimpíadas Escolares não se encerra na revelação de talentos para o esporte de alto rendimento do Brasil. 'É possível que daqui saiam alguns atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas nosso foco não é apenas esse. Incentivando a prática esportiva nas escolas, criamos condições para elevar ainda mais a posição do Brasil no cenário esportivo mundial', disse o Ministro, informando que, na segunda-feira, o presidente Lula anunciará novas medidas para o desenvolvimento do esporte brasileiro.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.