14 ídolos do esporte levam incentivo e apoio à nova geração de atletas do Brasil

17 de setembro de 2010 - 10:01

Grandes nomes do esporte brasileiro, medalhistas olímpicos, pan-americanos e campeões mundiais, participam das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010, etapa de 12 a 14 anos. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) convocou 14 atletas e ex-atletas para serem Embaixadores do evento. A função dos embaixadores é passar a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional aos futuros atletas do Brasil, em uma série de atividades como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.

Emanuel Rego, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, é um desses embaixadores. ‘Um evento como as Olimpíadas Escolares é a construção de um sonho, e os embaixadores são a personificação deste sonho. O olimpismo é o símbolo da união em prol do esporte’, declarou Emanuel, que teve a honra de acender a pira olímpica na Cerimônia de Abertura do evento. ‘Foi uma honra ser o escolhido entre tantos atletas de ponta presentes. O significado da tocha olímpica é o ápice do esporte’, completou.

Ketleyn Quadros é outra embaixadora presente ao evento. ‘Ser embaixadora num evento como as Olimpíadas Escolares é uma grande honra. Aqui está o que há de melhor no esporte brasileiro e o futuro olímpico do país’, declarou a primeira medalhista olímpica em esportes individuais do Brasil – bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

‘O exemplo a ser dado ultrapassa as fronteiras do esporte. Aos olhos de um jovem em formação, a conduta do atleta pode ser mais importante do que suas conquistas. A presença deles é fundamental, pois estimula o atleta a crescer ainda mais e demonstra que o esporte pode ser uma excelente ferramenta de transformação social’, explica Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.

Os embaixadores das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010 são: Keila Costa (atletismo), Luciano Pagliarini (ciclismo), Dayane Camilo (ginástica rítmica), Ketleyn Quadros (judô), Luiz Lima (natação), Hugo Hoyama e Thiago Monteiro (tênis de mesa), Duda Machado (basquete), Lenisio Teixeira (futsal), Felipe Borges (handebol), Emanuel Rego, Shelda Bede, Roberto Lopes (vôlei) e Fernanda Oliveira (vela).

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.