Modalidades individuais se despedem das Olimpíadas Escolares 2010

15 de setembro de 2010 - 11:24

A partir desta quarta-feira, 15, as modalidades coletivas começam a ser disputadas em Fortaleza

Encerradas as modalidades individuais – atletismo, judô, natação, tênis de mesa, ciclismo, ginástica rítmica e xadrez – as atenções agora se voltam as disputas coletivas nas Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010, etapa de 12 a 14 anos. As competições de futsal, handebol, basquete e vôlei começam nesta quarta-feira, dia 15. As finais serão realizadas no próximo domingo, 19.

As modalidades coletivas das Olimpíadas Escolares possuem duas divisões – Divisão Especial e Primeira Divisão. A Divisão Especial é formada pelos estados que ficaram do 1º ao 8º lugar na Divisão Especial de 2009 e para os quatro primeiros estados da Primeira Divisão de 2009. A Primeira Divisão de 2010 pelos demais estados inscritos na competição.

A disputa pelas vagas na divisão especial do próximo ano faz com que todos os estados busquem uma evolução gradual. Além disso, treinadores de seleções de base das Confederações Brasileiras Olímpicas acompanham as competições, em busca de novos valores para o esporte brasileiro. 'Para a Confederação Brasileira de Handebol, as Olimpíadas Escolares são fundamentais para o desenvolvimento do esporte. Até o regulamento é diferenciado, para que o professor busque mudar todos os dias a técnica individual do atleta, encaixando isso no sistema de jogo proposto', informou Digenal Cerqueira, coordenador geral do Handebol das Olimpíadas Escolares e ex-técnico da seleção brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação – COB

Confira mais informações sobre as Olimpíadas Escolares

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Kelvia Alves
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415