Jiu-jitsu cearense recebe apoio da Secretaria do Esporte do Estado

14 de julho de 2010 - 07:52

Nessa quarta-feira (14), sete lutadores embarcam para São Paulo, onde disputam o Mundial

Mais de 50 lutadores cearenses de Jiu-Jitsu se preparam para encarar um grande desafio entre os dias 15 e 18 de julho, em São Paulo (SP), onde acontece o Campeonato Mundial de Jiu-jitsu Esportivo. Entre eles, sete lutadores recebem apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) para viajarem até o local da competição.

O presidente da Federação de Jiu-Jitsu Cearense, Marcos Paulo Cardozo da Silva (37), está entre os atletas apoiados pela Sesporte e vai disputar na categoria Super Pesado Sênior. Ele vai confiante, já que no final do ano passado faturou o ouro em uma das competições mais importantes dos Estados Unidos, Naga, lutando na categoria Adulto.

Junto com Marcos Paulo, segue Osmar de Oliveira Fontes Neto (29), que após ficar em primeiro lugar no campeonato Mercosul em 2009, tenta trazer para casa mais um título importante na categoria Pesado Adulto. Para que isso aconteça, ele revela que vem treinando há bastante tempo. “Praticamente desde que começamos a treinar jiu-jitsu nos preparamos para este momento”, diz Osmar.

De segunda a sexta-feira, os atletas chegam a treinar até quatro horas por dia. A alimentação varia para cada lutador, enquanto alguns lutam contra a balança, outros fazem dieta para ganhar alguns quilos a mais e se manterem bem colocados em suas categorias.

José Pirillo Bezerra Roriz (30), que disputa na categoria Meio Pesado Master, vai com a esperança de repetir o feito no campeonato cearense deste ano e ficar com a primeira colocação. Já Abraão Amorim Magalhães (23), irá disputar na categoria Leve Adulto e já tem no currículo a segunda colocação no Mercosul do ano passado.

Alex Ramon da Silva Frota (16) tenta uma medalha na categoria Pena Juvenil, assim como Epifane Pinheiro Rodrigues de Alencar (26), que luta na mesma categoria. Marcos Túlio de Melo Machado (31) vai em busca de uma boa colocação na categoria Leve Máster.

A competição acontece no Ginásio do Ibirapuera e deve reunir mais de dois mil atletas de vários países.

Atletas / Categorias
Abraão Amorim Magalhães – Leve Adulto
Alex Ramon da Silva Frota – Pena Juvenil
Epifane Pinheiro Rodrigues de Alencar – Leve Adulto
José Pirillo Bezerra Roriz – Meio Pesado Master
Marcos Paulo Cardozo da Silva – Super Pesado sênior
Marcos Túlio de Melo Machado – Leve Master
Osmar de Oliveira Fontes Neto – Pesado Adulto

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Kelvia Alves
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
85 3101-4415